70% da população está satisfeita com o ensino no país, aponta pesquisa

Apesar dos problemas da educação, 72% da população brasileira está satisfeita com a qualidade do ensino no país. O dado integra a Pesquisa Nacional de Educação 2008 “Educar para Crescer”, apresentada na manhã desta segunda-feira (15). Pelo estudo, realizado pelo Ibope, a média de notas atribuída às instituições de ensino foi 7. Apenas 9% dos entrevistados acredita que a escola dos filhos mereça nota inferior a 5, em uma escala de 0 a 10. Os pais dos alunos da rede pública acham que a escola do filho merece nota 6,7. A média sobe um pouco nas particulares, atingindo 7,7.

Questionada sobre a importância da educação, 89% da população não vê a questão como o principal problema do Brasil. O tema ficou atrás de segurança, atuação de governantes, trabalho e saúde, na preocupação entre os entrevistados. Apesar da satisfação mostrada, 69% disseram que a educação é um dos três principais setores nos quais o governo deveria investir.

Bons salários para o professor – Segundo a pesquisa, 46% acreditam que aumentar o salário dos professores é a melhor forma de melhorar a educação pública. O estudado mostra ainda que para 68% da população a educação é responsabilidade dos governantes. Na hora do voto, no entanto, apenas 1% leva em consideração as propostas dos candidatos na área.

Quando se trata de acompanhar as ações dos prefeitos, 68% assumiram ainda não fazer idéia do que o prefeito do próprio município está fazendo pela educação. E 13% que disseram saber o que o governante faz apontam que o prefeito está”construindo mais escolas”. Índices – Questionados sobre qual seria Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil, em uma escala de 0 a 10 e considerando a nota 6 como boa média, os entrevistados apontaram 5,5. O Ideb 2007 do Brasil foi 4,2 e espera-se chegar em 5,5 no ano de 2017.

Dos indicadores e métodos de avaliação criados pelo governo, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)é o mais conhecido. “O resultado é esperado, já que o Enem existe há 10 anos e a Prova Brasil há apenas três”, comentou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Educar para crescer

O estudo teve como base uma amostragem de mil pessoas, com cotas representativas da população por sexo, grau de instrução, idade e região. Foram pesquisadas nove regiões metropolitanas das capitais dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, incluindo todas as classes econômicas, homens e mulheres entre 16 e 69 anos. A pesquisa feita pelo Ibope marca o lançamento do projeto “Educar para Crescer”, da Editora Abril.

Fonte: Folha de São Paulo, dia 16/09

Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa neste domingo

No dia 21 de setembro, acontece a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, às 9h, na Praia do Leme. A marcha é organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, que é composta por 11 grupos de diferentes crenças, e conta com o apoio de entidades como o Movimento Nacional de Direitos Humanos, Grupo Tortura Nunca Mais e o Ministério Público Estadual. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas compareçam ao ato.

Festa da Posse da Diretoria 2008-2011

Informamos que a distribuição dos convites para a festa está sendo realizada pela diretoria em suas zonais.

Esclarecemos ainda que cada convite é válido para 02 (duas) pessoas e sua apresentação será indispensável no dia do evento.

A Diretoria

Educar para crescer

Fonte: Folha de São Paulo, dia 16/09

Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa neste domingo

Festa da Posse da Diretoria 2008-2011

A Diretoria

Este post foi publicado em 01/01/2008 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.