Homenagem aos Mestres pelo Dia 15 de outubro

Na noite do dia 17 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor, a Diretoria do Sinpro-Rio ofereceu a “Homenagem aos Mestres”. A solenidade, iniciada com música, foi conduzida pelo diretor de Organização Sindical, professor Helio Maia. Compuseram a mesa o presidente do Sinpro-Rio, Oswaldo Teles e os diretores Adalgiza Burity, Yara Pereira e Antonio Cezar.

Com a homenagem, o Sindicato pretende resgatar a memória de luta dos educadores que contribuíram, na militância política ou dentro das salas de aula, para uma Educação transformadora. Foram homenageados os professores Edelberto Ferreira Coura, Ivan Cavalcanti Proença, Ivonete Fontellas Sugahara, Lazaro Alves de Oliveira, Lucia Maria Baére Naegeli e Miguel Jorge. Na placa de homenagem, a inscrição de Bertold Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

Esses professores receberam suas placas das mãos de outros educadores, que também receberam um agradecimento do Sindicato: “Neste dia do Professor, a Diretoria eleita do Sinpro-Rio conclama toda a categoria a reocupar o Sindicato, que sempre foi seu, por direito, como um espaço de encontro, mobilização e luta; como um instrumento de transformação da realidade, em defesa dos direitos e conquistas de professores e professoras e da construção de um novo modelo de sociedade.

A ação sindical, hoje, no mundo, é o grande foco de resistência a favor do trabalhador, na crise capitalista que vivemos. É importante repensar papéis e atitudes para reconstruirmos um Sindicato comprometido com uma Educação libertária e com uma sociedade mais justa e fraterna. Esse processo só será verdadeiro com a participação democrática e protagonista da categoria.

O Sinpro-Rio quer brindar à energia e à alegria que só a construção da luta solidária alimenta. Quer chamar todos os professores e professoras a construir um Sindicato Democrático, Transparente e Participativo. Quer celebrar o retorno do movimento combativo que transforma a entidade num Sindicato vivo! Só juntos podemos avançar nas nossas conquistas! Parabéns, Professora. Parabéns, Professor.”

Os homenageados agradeceram evocando lembranças de luta e do caminho que os levou às salas de aula e à luta sindical. O Sindicato pretende que esta seja o primeiro entre outros “Dia do Professor” com homenagens aos integrantes da categoria.

Para ver as fotos da Homenagem aos Mestres, clique aqui.

20/10/2014

Este post foi publicado em 20/10/2014 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.