Seminário aborda os desafios do cotidiano escolar no dia 19/10

Dia 19 de outubro, sábado, das 9h às 16h, com previsão de espaço de recreação para as filhas e filhos dos/das participantes! 

Objetivo: Discutir e contextualizar os principais problemas vividos pelas professoras no seu cotidiano, e redimensioná-los, na perspectiva de uma ação coletiva de enfrentamento e transformação da realidade.

Este seminário é uma realização da Comissão de Mulheres do Sinpro-Rio, que é um espaço agregador, de escuta e discussão das questões que tocam as mulheres professoras, criado para a construção coletiva de caminhos que promovam e potencializem o lugar de fala, ação e enfrentamento dessas profissionais na luta por seus direitos e por uma Educação de qualidade, libertária e transformadora.

Programação:

Das 9h às 10h – Credenciamento e Café da Manhã.

10h – Abertura: Saudação e leitura de poema

10h15 – Mesa 1 – Mulheres na atual conjuntura: Desafios e lutas na Sociedade e na Educação. Como enfrentá-los?

Palestrantes: Danieli Balbi – Professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) e da Escola de Comunicação Social da UFRJ

Virgínia Louzada – feminista interseccional e professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na linha de pesquisa “Infância, Juventude e Educação.

* Por motivos alheios à vontade das palestrantes inicialmente confirmadas para a mesa 1, Jandira Feghali e Gisele Vargas não mais poderão comparecer ao debate.

Mediadora: Newvone Ferreira – diretora do Sinpro-Rio

11h15 – Debate

12h – Almoço

13h – Vivência Corporal – Proposta lúdica de movimentação corporal, provocando reflexões sobre as relações de poder, opressão e exclusão na sociedade.

13h30 – Mesa 2 – Inclusão no Ambiente Escolar: Vamos falar sobre isso?

Palestrantes: Rita de Cássia O. Gomes – Assessora de Inclusão e Acessibilidade da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis da UFRJ; mestre em Educação – UFF e doutora em Serviço Social – UERJ.

Marcelina França – Historiadora, especialista em Altas Habilidades/Superdotação e mestre em Educação – UERJ; professora da FAETEC.

Mediadoras: Vânia Bretas e Ana Lúcia Guimarães – Diretoras do Sinpro-Rio

14h30 – Debate

15h15 – Poema em forma de jogral, envolvendo todas as participantes.

Inscrições: escola@sinpro-rio.org.br / 3262-3439/3262-3440

Valor: R$15,00


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 24/09/2019 às 15:44 dentro da(s) categoria(s): Escola do Professor, Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar