Sinpro-Rio ao lado da Ciência: não à volta às aulas presenciais agora

“A vida sem ciência é uma espécie de morte.”
(Sócrates)

“Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão, nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino.”
(Leonardo da Vinci)

“E se o mundo não corresponde em todos os aspectos a nossos desejos é culpa da ciência ou dos que querem impor seus desejos ao mundo?”
(Carl Sagan)

78.838. Não, este não é número de mortes provocadas pelo Covid-19. Esta é a capacidade de lotação do estádio do Maracanã. O número de mortos na pandemia, no Brasil, passa de um Maracanã lotado, se aproximando de 90 mil mortes. E mesmo com essa tragédia, há quem defenda a volta às aulas presenciais, publicando vídeos que negam a ciência. Estudos da OMS – Organização Mundial da Saúde –, Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz –, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – e UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – apontam um grande risco à comunidade escolar, caso as intenções irresponsáveis dos proprietários de instituições de ensino sejam efetivadas.
O Sinpro-Rio, desde o início da pandemia, tem se pautado no respeito à ciência. Estamos ao lado dos professores e professoras, dos pais e responsáveis, dos estudantes e de toda comunidade escolar no compromisso pela defesa da vida. A Organização Mundial da Saúde já apontou o Brasil como um dos países no epicentro da pandemia. A Fundação Oswaldo Cruz tem trabalhado para criar parâmetros no combate à Covid-19 e alerta para os riscos da flexibilização do isolamento social.
A ciência é o único farol que nos norteia neste momento triste e nebuloso. Negá-la é contribuir para o aumento substancial de mortes. Não há como retornar às aulas presenciais fechando os olhos para o que a ciência vem nos alertando: a ausência de testes em massa e a flagrante subnotificação de dados denunciam que o nosso município não está em curva decrescente na evolução da epidemia.
Sindicatos de professores e professoras de todo o país estão unidos na luta contra a volta às aulas presenciais agora. Não nos negamos, em nenhum momento, ao ensino remoto, mas vamos lutar contra a irresponsabilidade da volta às aulas presenciais neste momento trágico em que vivemos.
Continuamos a defender a vida, a ciência, os direitos dos trabalhadores e a transformação do mundo pela educação.
O Sinpro-Rio parabeniza os trabalhadores da saúde e a incansável tarefa de salvar vidas.
Nossa próxima assembleia virtual será no dia 01 de agosto, às 14 horas, onde decidiremos os rumos do movimento em defesa da saúde e da vida.

A economia se recupera, a vida não!
Não à volta às aulas presenciais agora!
O Sindicato somos nós.
Defenda seu sindicato.
Estamos juntos nessa luta.
Saúde a todas e todos! Vamos continuar em casa e nos proteger.

Diretoria do Sinpro-Rio

——–?——————

? Veja o vídeo, que defende a vida, produzido pelo Sinpro-Rio AQUI.

?30/07/2020 – Já neste vídeo, o jornalista Juca Kfouri critica vídeo do sindicato patronal que duvida da Ciência. Veja AQUI.

Este post foi publicado em 29/07/2020 às 13:15 dentro da(s) categoria(s): Notícias, Primeira página.