Sinpro-Rio – 91 anos: rumo ao centenário pela dignidade na Educação

Tudo o que está morto como fato, continua vivo como ensino (Victor Hugo)

O Sinpro-Rio faz aniversário e entra para a década que o levará ao centenário.

Fundado em 1931, o nosso Sindicato presenciou, ao longo de sua existência, governos de coloração ideológica diversa, desde os que se colocavam no campo democrático aos autoritários.

Sempre na defesa pela dignidade na Educação, o Sinpro-Rio se colocou, na teoria e na prática, na posição de atender as demandas da categoria, numa luta permanente, com muito respeito ao professor e à professora. Nesta luta sindical, sobrevivendo a golpes civis e militares, vivenciamos e participamos, também, de momentos históricos de respeito à democracia, de crescimento econômico e inclusão social.

Atualmente, nestas pouco mais de duas décadas do século 21, estamos diante de uma situação muito difícil no país, com retrocessos nas conquistas históricas, na luta política, social, cultural e educacional. Surgiu, no Brasil, uma tempestade de autoritarismo com o golpe que abateu todos os setores.

A Educação e a cultura não foram poupadas. Nosso desafio é retomar a civilidade para que nesta década, na qual o Sinpro-Rio completará 100 anos, possamos voltar a viver privilegiando o humanismo. Professoras e professores carregam, em seus perfis, um viés humanista por excelência. Assim, como afirma nosso admirado educador Paulo Freire, “ser dialógico, para o humanismo verdadeiro, não é dizer-se descomprometidamente dialógico; é vivenciar o diálogo. Ser dialógico é não invadir, é não manipular. Ser dialógico é empenhar-se na transformação constante da realidade.”

Durante os 91 anos, numerosos dirigentes de luta passaram pelo Sindicato, incontáveis professores e professoras se perfilaram para engrandecer a nossa causa e transformar a realidade, sempre para melhor. Por isso, precisamos acreditar que este momento atual, sombrio, deverá ser superado, com a chance que temos nas próximas eleições gerais.

Dedicamos estes 91 anos de existência às pessoas que construíram e constroem, mantiveram e mantêm o Sinpro-Rio sempre vivo, rumo ao centenário, numa luta diária por dias melhores para toda sociedade brasileira.

Sinpro-Rio – Em Defesa da Vida e da Educação

Este post foi publicado em 31/05/2022 às 07:36 dentro da(s) categoria(s): Notícias, Primeira página.