Patrões da Ed. Superior querem retirar direitos dos professores!

No processo de negociação de nossa Convenção Coletiva, os patrões das Instituições de Ensino Superior, representados pelos membros da comissão paritária do sindicato patronal, além de não quererem discutir o reajuste salarial com a reposição das perdas dos últimos anos, covardemente querem retirar direitos conquistados a duras penas pela categoria.

De forma bastante veemente, enviaram ao Sinpro-Rio um pacote de maldades com três propostas de alteração de cláusulas que retirarão direitos e acarretarão perdas salariais.

Eles querem ampliar a duração da hora-aula noturna de 40 para 50 minutos, deixando de pagar o adicional previsto na Convenção Coletiva, o que acarretará uma perda de aproximadamente 25% do salário. Isso, agravado pela incerteza em sabermos quais IES adotarão tal procedimento.

Também estão propondo um ponto eletrônico alternativo que inviabilizará o controle pelo/a professor/a do registro de trabalho além daquele contratado, o que poderá causar muitas perdas salariais e dificultará, ainda mais, o recebimento de horas extras trabalhadas. Sem contar que poderá também ser alegado pelo patrão que o professor ou a professora se atrasou ou saiu mais cedo, sem que ele/a possa demonstrar que isso não ocorreu.

Por fim, a terceira proposta, é de precarização da função docente. Eles conseguiram pegar uma condição que era para facilitar o acesso de novos/as professores/as ao mercado de trabalho e querem transformá-la numa possibilidade de caça aos professores e professoras mais experientes, pois pretendem ampliar o número de professores/as ingressantes para 30% do efetivo da instituição, além de não quererem fornecer ao Sindicato documentos que possibilitem a verificação desse percentual contratado, que proporcionará a substituição dos atuais profissionais por outros com salários mais baixos.

Não é possível permitirmos isso! Nossos direitos foram conquistados duramente por meio de uma greve histórica e do sacrifício de muitos companheiros e companheiras.

Precisamos participar da próxima assembleia, que acontecerá virtualmente no dia 3 de junho, às 10h! Inscreva-se até as 15 horas do dia 02 de junho POR AQUI e mobilize outros colegas, para que possamos dar uma resposta enfática aos patrões.

Na luta é que a gente se encontra e conquista!!!

Este post foi publicado em 30/05/2023 às 15:16 dentro da(s) categoria(s): Notícias, Primeira página.