[2024/2] “APESAR DE VOCÊ”: os 60 anos do golpe empresarial militar de 1964 na sala de aula

A construção do conhecimento acerca da ditadura empresarial militar brasileira com discentes do Ensino Básico

Sexta-feira, 25 de outubro, das 15h às 18h
Local: Rua Pedro Lessa, 35 – 3º andar – Centro
Carga horária: 3 horas

Valor: sindicalizado(a), dependente, estudante e associado(a) de outra entidade de professor: R$ 15,00
Não Sindicalizado(a): R$ 25,00

Objetivo:

1. Sensibilizar alunos e docentes para a importância do estudo da memória histórica em turmas do Ensino Fundamental, Anos Finais, e Ensino Médio;
  2. Identificar e analisar a articulação entre passado e presente para o comportamento sociopolítico na atualidade brasileira;
  3. Refletir sobre as possíveis abordagens dos temas sensíveis, que permitam o fortalecimento da prática dos direitos humanos e a consolidação da democracia.

Conteúdos:
Conceitos de conhecimento histórico e memória; Importância da pedagogia da memória como ferramenta de abordagem; Olhar crítico sobre os acontecimentos relacionados ao tema como prática para identidade e cidadania.

Maria Fernanda Magalhães Scelza – Mestre em História Política e Cultura, graduada em História e em Ciências Sociais.
Hiran Roedel – Historiador, Escritor, Doutor em Comunicação Social, autor de diversos livros e artigos sobre História do Brasil.

Confirme a data do evento para exibir o formulário de pré-inscrição:

Este post foi publicado em 25/10/2023 às 12:16 dentro da(s) categoria(s): Cursos, Escola do Professor, Formulário de inscrição, segundo semestre 2024.