Em assembleia, professoras e professores da Educação Básica aprovaram, por ampla maioria, a Convenção Coletiva da Educação Básica de 2017.
Foi aprovado: reajuste de 4,69% nos salários de abril, maio e junho, e mais 0,31% em julho, totalizando 5%.
Houve ainda a ampliação da idade dos filhos, para serem acompanhados em exames médicos, de 06 para 12 anos. As demais cláusulas sociais foram mantidas.
No início da Assembleia, o presidente do Sinpro-Rio, Oswaldo Teles, ressaltou que houve uma extensa consulta à base, em função das visitas a mais de 200 escolas, para conversar com professoras e professores, feitas pela Diretoria. Depois da paritária da última quinta-feira, que reuniu representantes do Sindicato e dos patrões, foram feitos vários contatos com a base, sendo que a grande maioria já defendia a aprovação do acordo, tendo em vista um reajuste acima da inflação acumulada, no período, e a manutenção das cláusulas sociais, em um contexto de violento ataque aos direitos trabalhistas.
A aprovação do Estado de Greve, na assembleia anterior, e a mobilização da Categoria possibilitaram a reabertura das negociações com o patronato, que estavam fechadas pelos patrões, e a celebração da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para o ano de 2017.
No final, antes da votação, Oswaldo afirmou que o sindicato tem uma tradição de unidade e luta e que disputas devem ficar restritas às campanhas eleitorais.
————————————————————————————————-
A Convenção Coletiva foi assinada em 27 de junho. Confira aqui.
Link desta página no QRCODE:
Este post foi publicado em
05/06/2017 às
03:00
dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você
pode seguir quaisquer alterações a esta entrada
através de RSS 2.0
feed.