Assembleia da Estácio rejeita proposta da Universidade

Sem compromisso de não demissão,
professoras e professores rejeitam proposta da Estácio

Sem compromisso de não demissão, professoras e professores rejeitam proposta da Estácio Uma assembleia histórica aconteceu em 04 de novembro último, quando professoras e professores da Estácio compareceram em peso à sede do Sinpro-Rio para discutir uma proposta de Acordo Coletivo, apresentada por aquela universidade. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes à assembleia na expectativa de manutenção de seus direitos e conquistas, consolidados na Convenção Coletiva de Trabalho para a Educação Superior. No entanto, escaldados com as demissões do ano passado – cerca de 1.200 em todo o país, com aproximadamente 300 somente no município do Rio -, professoras e professores rejeitaram por expressiva votação a proposta apresentada, condicionando qualquer apreciação de acordo com a Estácio ao compromisso de não haver demissões em massa. A assembleia indicou seis nomes que irão somar-se à direção do Sindicato para a continuidade do processo negocial.Como o público presente ultrapassou em muito a capacidade do auditório do Sindicato, com muita gente ocupando os corredores e a entrada do prédio, a própria assembleia tomou a decisão de continuar a sessão na Praça do Professor,defronte ao Sindicato, pois parafraseando Castro Alves, “a praça é do povo, como o céu é do condor”. Mais de 100 professoras e professores filiaram-se ao Sindicato no decorrer da própria assembleia. A mobilização dos professores em torno do seu sindicato representa um alento diante do momento sombrio que o próprio movimento dos trabalhadores está sofrendo, com claras ameaças de retirada de seus direitos e conquistas, sob a falácia oficial de mais empregos e menos direitos. Este é o indicativo de que Sindicato e categoria, unidos, se fortalecem contra o desmonte trabalhista, na luta por uma Educação de qualidade, democrática, libertária e transformadora.

Veja algumas fotos da assembleia aqui!

Palavras-chave: Estácio

Este post foi publicado em 05/12/2018 às 09:03 dentro da(s) categoria(s): Notícias.