Coleção volume vocal e seus aspectos sociais  de Maria Paccelle?


Esta coleção tem ao todo sete itens. Trata especificamente do volume vocal e seus aspectos sociais: Necessidade – Emoção – Audição – Cultura – Hábitos.

A característica marcante da coleção é uma linguagem totalmente poética, que possibilita ao professor, desde o começo, um trabalho vocal sonoro e equilibrado forçando-o a pensar, todo o tempo, na sua própria voz antes de pensar na do aluno.

Para desenvolver esta coleção a autora fez um profundo estudo sobre o volume, partindo da sua própria experiência como musicista e as dinâmicas de intensidade estudadas na teoria musical.

Cada livro trabalha um aspecto diferenciado do volume vocal.Este trabalho age simultaneamente com o QE (Quantidade Emocional), trazendo um amadurecimento emocional, que colabora funcionalmente com a organização e limites combinados entre professora e aluno que deverão ser automatizados durante o ano.

  1. Socorro, tem um monstro no banheiro! (Necessidade do volume vocal: forte – médio – fraco)
  2. A boneca da Itália (Emoção no voluma vocal)
  3. Fale de novo André! (Problema auditivos e o volume vocal)
  4. Barbaridade, Tchê! (Cultura e o volume vocal)
  5. Marcela tagarela (Hábitos e o volume vocal)
  6. Partituras e CD da coleção (Livro com músicas de teclado-violão e flauta-doce acompanha cd cantado)
  7. Volume vocal e seus aspectos sociais (Livro texto para o professor, com apoio pedagógico dos cinco livros da coleção. Aborda com detalhes os aspectos importantes a serem trabalhados com os alunos. Necessidade – emoção -audição – cultura – hábitos, e a sua relação com o volume vocal na sociedade).

Breve Histórico da Autora:

Maria Paccelle, é carioca, estuda música desde os onze anos. Para melhorar sua didática musical, Paccelle foi buscar auxílio na ciência e psicologia. Sempre tentando inovar na didática musical. Pesquisando o trabalho do P.H.D. em psicologia David Lewis, percebeu que as diferenças hemisferiais do nosso cérebro tem influência direta com o modo que aprendemos ou não aprendemos algo.

Partindo dessa idéia, desenvolveu laboratórios e pesquisas sobre o assunto. E então elaborou técnicas de ensino que ajudaram, em muito, no aprendizado de seus alunos de música. Os alunos, que antes tinham dificuldade no raciocínio lógico da teoria musical (que é parecido com a matemática), acordaram o hemisfério esquerdo responsável por esse tipo de aprendizado.

Foi então que Maria Paccelle recebeu a informação que esses alunos também haviam alcançado resultados significativos no ensino fundamental em matérias como a matemática e inglês, depois que foram submetidos a seus laboratórios na aula de música. Visto também ter formação em Magistério, desde 1992 engajou-se em projetos com educação infantil e ensino fundamental. Produziu desde então, material músico-pedagógico para ser usado por professores, leigos em música ou não, em qualquer disciplina do currículo básico, dando uma nova visão ao trabalho, um trabalho totalmente interdisciplinar.

Não deixe de ouvir o quadro “Momento educativo” com autora todas as quartas-feiras no programa Boca Livre, das 13 às 15h, da Rádio Bandeirantes (1360 AM).

Onde encontrar ?

Livraria Ivo Alonso
Telefones: (21)22150115/22156282
Endereço: Rua das Marrecas, 11 – Centro – Rio de janeiro
E-mails: livrariaivoalonso@veloxmail.com.br / aetecnologia@yahoo.com.br


Palavras-chave: Maria Paccelle

Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 28/11/2017 às 12:21 dentro da(s) categoria(s): Estante do Professor, Publicações.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar