Dicionário escolar afro-brasileiro de Nei Lopes

Estante do Professor, Publicações


Em linguagem clara e acessível, na forma de verbetes, Nei Lopes apresenta ao estudante brasileiro informações e dados sobre o universo dos afro-descendentes. A obra, inédita no Brasil, une erudição e didatismo e oferece ao jovem a oportunidade de conhecer a verdadeira história do país. O maior objetivo da obra, segundo Nei, é elevar a auto-estima do jovem afro-descendente, dando visibilidade às personalidades negras que tanto fizeram pelo país, mas que foram esquecidas no conteúdo escolar. “Na minha infância, não havia referência ao negro brasileiro, não havia exemplos positivos. Eles existem e o repertório é grande. O jovem precisa saber disso”, afirma, lembrando que o momento atual, de reforma de currículos escolares, é propício para oferecer opções de literatura.

Além de abordar, de forma aprofundada, temas como escravidão, racismo e desigualdade social, o livro apresenta biografias de personalidades negras que se destacaram e se destacam na política, nas artes plásticas, na religião, na música, nos esportes, no ensino e em muitas outras esferas da vida cotidiana brasileira. O estudante encontrará, por exemplo, informações sobre Abdias Nascimento, político, artista e escritor brasileiro nascido em Franca, SP, em 1914. Ele foi o organizador do 1º Congresso do Negro Brasileiro e fundou e dirigiu o jornal /Quilombo/ e o Museu de Arte Negra. Há também verbetes sobre cantores, como Sílvio Caldas, Pixinguinha e João da Baiana, e sobre atrizes, como Zezé Mota, e artistas, como Arthur Bispo do Rosário.

Apesar de ter sido escrito especialmente para o estudante brasileiro, o /Dicionário/ pode ser lido por educadores, pesquisadores, militantes pelos direitos civis da população negra e por qualquer pessoa que se interesse pela verdadeira história do Brasil.

Onde encontrar ?

Editora Grupo Summus
Endereço: Rua Itapicuru, 613, 7º andar - Perdizes - CEP 05006-000 - São Paulo - SP
Telefones:(11) 3872-3322 - Fax (11) 3872-7476


01/11/2017