Discurso Publicitário e Consumo de Fred Tavares

Ao abordar o caráter manipulatório do discurso publicitário, Frederico Augusto Tavares Junior convida-nos a uma reflexão lingüístico-ideológica sobre a relação causa/efeito na linguagem da propaganda. Para tanto, vale-se de arcabouço teórico adequado aos seus objetivos e revela-se competente analista de práticas discursivas, como a presente no anúncio analisado. Fred Tavares, assim conhecido no mundo acadêmico, combina com maestria conceitos de vários autores – de Aristóteles a Muniz Sodré, passando por Bakhtin, Baudrillard e Fairclough – para aplicá-los em uma leitura crítica dos signos verbais e não-verbais imbricados no texto focalizado. Aponta a manipulação como estratégia discursiva e nos alerta para o perigo da sedução. Que venham novas leituras!

André Valente, 
Doutor em Língua Portuguesa / Professor UERJ/FACHA

Onde encontrar ?

Editora E-papers
Endereço: Rua Mariz e Barros, 72 sala 202 – Praça da Bandeira CEP 20270-006
Telefones: (21) 2273-0138 e 2504-5618
Fax:(21) 2502-6612



Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 10/11/2017 às 12:24 dentro da(s) categoria(s): Estante do Professor, Publicações.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar