Ao abordar o caráter manipulatório do discurso publicitário, Frederico Augusto Tavares Junior convida-nos a uma reflexão lingüístico-ideológica sobre a relação causa/efeito na linguagem da propaganda. Para tanto, vale-se de arcabouço teórico adequado aos seus objetivos e revela-se competente analista de práticas discursivas, como a presente no anúncio analisado. Fred Tavares, assim conhecido no mundo acadêmico, combina com maestria conceitos de vários autores – de Aristóteles a Muniz Sodré, passando por Bakhtin, Baudrillard e Fairclough – para aplicá-los em uma leitura crítica dos signos verbais e não-verbais imbricados no texto focalizado. Aponta a manipulação como estratégia discursiva e nos alerta para o perigo da sedução. Que venham novas leituras!
André Valente,
Doutor em Língua Portuguesa / Professor UERJ/FACHA
Onde encontrar ?
Editora E-papers
Endereço: Rua Mariz e Barros, 72 sala 202 – Praça da Bandeira CEP 20270-006
Telefones: (21) 2273-0138 e 2504-5618
Fax:(21) 2502-6612
Link desta página no QRCODE:
Este post foi publicado em
10/11/2017 às
12:24
dentro da(s) categoria(s): Estante do Professor, Publicações.
Você
pode seguir quaisquer alterações a esta entrada
através de RSS 2.0
feed.