Ed. Básica, Superior e Aliança Francesa: campanha salarial 2022

O Sinpro-Rio realizou no último sábado, 19 de fevereiro, Assembleias relativas à Educação Básica, Educação Superior e Aliança Francesa com vistas à Campanha Salarial de 2022. A aprovação foi por unanimidade às pautas apresentadas à categoria.

A dinâmica das Assembleias girou em torno das respectivas pautas de reivindicação, sobre as quais foi destacada, além da necessidade de manutenção de todas as cláusulas atuais das respectivas Convenções Coletivas de Trabalho – CCT, a importância de recuperação, também, das reivindicações históricas da categoria.

Aberta às intervenções da plenária, após amplo debate, foi destacada a importância da luta pela recomposição das perdas salariais da categoria ocorridas nos últimos 2 (dois) anos, com a recuperação dos índices de 2022, que já se aproximam de 2 (dois) dígitos. Além disso, lutar pelas novas cláusulas, priorizando a empregabilidade e condições de trabalho.

Após as intervenções, foi ressaltada a importância de o sindicato estar nas ruas e nas escolas, como veículo de mobilização dos professores em torno das lutas árduas a serem enfrentadas por toda a categoria, diante da insensibilidade patronal que sempre quer nos impor o efeito gangorra: salários e condições de trabalho insuficientes, contrastando com mensalidades escolares sempre em alta.

Ao fim da Assembleia, foi apresentada pela Diretoria do sindicato a proposta de utilização de 40 mil reais do Fundo Emergencial Solidário para a população de Petrópolis, que sofre com uma calamidade resultante das chuvas naquela região. Valor que deverá ser destinado às entidades do movimento social da cidade para melhor destinação deste recurso ofertado pelos professores do Rio de Janeiro. Proposta foi aprovada por unanimidade.

Por fim, foi salientado pela Mesa a importância da participação da categoria nas eleições do SEPE – Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública – que se dará de forma virtual, nos dias 16 e 17 de março próximo.

Sinpro-Rio – Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região

Em Defesa da Vida e da Educação

Palavras-chave: convenção coletiva

Este post foi publicado em 21/02/2022 às 13:29 dentro da(s) categoria(s): Notícias, Primeira página.