UERJ: “Instituições de ensino e pesquisa e entidades científicas manifestam apoio à Uerj, em repúdio a PL sobre sua extinção”

Uma grande rede de apoio e solidariedade à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) se formou em decorrência da tramitação do Projeto de Lei nº 4.673/21, que propõe a extinção da instituição e a transferência do seu patrimônio e alunos para a iniciativa privada. A proposta foi publicada na última quinta-feira (19), no Diário Oficial.

Em manifesto divulgado nesta segunda (23), as instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado lembram que a “Uerj ocupa um lugar de destaque na educação de jovens e na produção científica nacional, tendo sido pioneira na introdução do sistema de cotas entre as universidades brasileiras, o que contribuiu para a aceleração do processo de inclusão no ambiente universitário”.

Acrescentam que a proposta chega em contexto de uma guerra cultural, constituindo-se em um ataque não só à Uerj, mas a toda a comunidade acadêmica e científica do Rio de Janeiro. E que esta, no entanto, já se encontra mobilizada para a defesa da “Universidade pública, gratuita, referenciada socialmente e de excelência”.

Em nota emitida na sexta-feira (20), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) afirma que o PL é inconstitucional e que a universidade é peça fundamental para a recuperação e o desenvolvimento do Estado. Lembra ainda que, além da qualidade dos cursos, a Uerj foi a primeira instituição de ensino superior a implantar, no Brasil, políticas de ação afirmativa, proporcionando a estudantes historicamente discriminados o acesso à educação de qualidade.

Também em nota, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Foprop) ressaltou que “o projeto de desmantelamento deste patrimônio da Sociedade Fluminense e Brasileira é uma proposta por demais estapafúrdia”. E afirmou que a Uerj figura como a única universidade estadual fora de São Paulo na lista das instituições que mais produzem ciência no país. O texto conclui dizendo esperar que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) não permita o prosseguimento do PL.

Já o Fórum dos Pró-reitores de Extensão (Forproex) enfatizou que a Uerj, desde 1950, se destaca como uma das principais instituições públicas brasileiras comprometidas com o Estado Democrático de Direito, com os valores republicanos e com o desenvolvimento da arte e da cultura. Leia a declaração na íntegra.


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 23/08/2021 às 17:03 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar