O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro com uma seleção de filmes que tratam de temas fundamentais à sociedade, como educação, antirracismo, direitos humanos e mudanças climáticas
Se você curte cinema e cultura, então já tem um ótimo programa para o fim de semana. O projeto Cine Educação e seus parceiros convidam a todos e todas a participar da IV Mostra Cine Educação Direitos Humanos, que acontece sempre na semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). Este ano as exibições serão realizadas em dois pontos da cidade do Rio de Janeiro. Na sexta-feira (8/12), às 18h30, a Praça Condessa Paulo de Frontin, no Rio Comprido, receberá a abertura do evento. E no sábado (9/12), às 18h, a Caixa da Mãe D’água, no Cosme Velho – Guararapes, abre espaço para o segundo dia da Mostra. Após os filmes, haverá mesas de debates com cineastas e demais participantes. A entrada é totalmente gratuita.
Com o objetivo de reafirmar seu compromisso com a democracia e as premissas fundamentais dos DH, a IV Edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos preparou uma lista de curtas que abordam episódios de descaso e desigualdade. Uma situação cada vez mais acentuada pelas políticas conservadoras vigentes que ganham espaço na mídia no Brasil e no mundo, especialmente através das redes sociais com os mecanismos para o controle de narrativas.
O ano de 2023 veio com inúmeros desafios para as agendas sociais. O impacto das mudanças climáticas – largamente discutidas na COP 28 iniciada na última semana, com destaque da participação brasileira – afeta cada vez mais as populações periféricas e evidencia a urgência de medidas ecológicas e o combate ao racismo ambiental.
Homens e mulheres, negros e negras, LGBTQI’s, povos indígenas, pessoas com deficiência e demais populações continuam à mercê da retirada e violação de direitos humanos e da ausência de políticas de preservação ambiental, o que impede a superação das desigualdades impostas. Desafios a serem discutidos no contexto do aniversário de 20 anos da Lei 10.639 /03 de Ensino da História da África nas escolas, importante instrumento de resgate e reparação histórica.
Compareça e traga seus amigos para comer pipoca e assistir bons filmes. Detalhe, a entrada é totalmente gratuita, inclusive a pipoca!
Confira abaixo o serviço da IV Mostra Cine Educação Direitos Humanos:
Entrada franca
Classificação Livre
Dia 08/12 (sexta-feira)
Tema – Educação e Antirracismo
Local – Praça Condessa Paulo de Frontin
Horário – 18h30
Filmes
Direitos Humanos em Sala de Aula
Uma Velha História da Cidade Nova
Filme das Guardiãs / Fallet
Combate ao Racismo nas Escolas
A Felicidade é Azul
Debate às 19h45
Tema – Os desafios da educação Antirracista e em Direitos Humanos
Dia 09/12 (sábado)
Tema – Direitos Humanos e Mudanças Climáticas
Local – Cosme Velho / Guararapes (Caixa da Mãe D’água)
Horário – 18h
Filmes
Direitos Humanos em Sala de Aula
É Rio ou Valão?
Filme das Guardiãs / Guararapes
A Felicidade é Azul
Debate às 19h45
Tema – Cinema, Direitos Humanos e Racismo Ambiental
ENCERRAMENTO
Realização – Cine Educação Parceiros Aliança Resgate – ARONG Sinpro Rio Apoio: Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Rio MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos Fundação Heinrich Boell
Produção – B7 Curadoria e Eventos
Link desta página no QRCODE:
Este post foi publicado em
07/12/2023 às
13:22
dentro da(s) categoria(s): destaque, Notícias.
Você
pode seguir quaisquer alterações a esta entrada
através de RSS 2.0
feed.