Lançamento do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2009

Notícias

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) lançou, no último dia 29 de abril, no Colégio Pedro II, o quarto Concurso de Redação Camélia da Liberdade, que tem como tema deste ano "100 anos de Solano Trindade, o poeta do povo".

O evento teve início com uma solenidade que contou com a presença de Denise Pessoa, representante do Colégio Pedro II; Fernando Francisco, da Petrobras; Maria de Lourdes Bernardes, da Fundação Cesgranrio; Nelito Rodrigues, superintendente da Secretaria de Educação; Sergio Maia, representante das escolas católicas do Rio de Janeiro; e da diretora do Sinpro-Rio Glórya Ramos. Após, a cerimônia o grupo de funk Os Muleques fez uma apresentação inspirada nos poemas de Solano Trindade.

Na parte da tarde, os alunos puderam participar de oficinas de teatro baseadas em obras do poeta e os professores assistiram a palestras sobre sua vida, ministrada por Carmem Gregório. Os docentes também tiveram a oportunidade de conhecer projetos bem sucedidos de estabelecimentos de ensino que implementaram a Lei nº 10.639, de 2003, que incluiu a história e cultura afro-brasileira no currículo da rede de ensino, com os professores Alexandre Nascimento (da Faetec) e Giovana Aurelio (do Instituto Recanto); e sobre os agentes da lei nº 10.639 com o professor Moacir Mendes. Após as palestras, o público assistiu ao lançamento do DVD Cultura Negra - Resistência e Identidade.

As inscrições para o concurso vão até o dia 20 de maio e o resultado sai em 30 de junho. Mais informações acesse: www.portalceap.org

Para ver fotos clique aqui.