Nota de pesar:  ex-presidente Francilio Pinto Paes Leme

FRANCILIO PINTO PAES LEME
É com pesar que o Sinpro-Rio comunica o falecimento do professor Francilio Pinto Paes Leme, ex-presidente deste sindicato por longo período.
O professor Francilio, desde sua juventude, sempre esteve na luta, por causas mais gerais, contra a ditadura, a favor da restauração da democracia, a favor de uma sociedade menos desigual.
Já professor, foi atuante do Sinpro-Rio desde o final da década de 1970, iniciando como Secretário e chegando à presidente por quatro mandatos.
Francilio foi um presidente que modernizou o sindicato e, junto aos diretores da instituição e com a participação e o apoio da categoria, como um todo, atuou na defesa das convenções e acordos coletivos que refletiam os anseios de professores e professoras.
Francilio nos deixa com a certeza de que a luta sindical e de base é fundamental para construir uma resistência contra os demandos do capital.
Sua percepção era de que essa luta não podia se restringir unicamente por aumento de salários.
Para homenageá-lo, expressamos nosso reconhecimento sobre o peso da sua contribuição e reproduzimos aqui sua afirmação sobre a dimensão política mais abrangente da ação nos sindicatos: “Sindicato é luta. Se não tem luta, não é sindicato. É escritório”.
Aguardamos orientações da família para maiores informações.

Este post foi publicado em 27/05/2022 às 19:49 dentro da(s) categoria(s): Notícias.