Nota Oficial sobre calendário e recesso escolar 2021

Destaque na primeira pagina, Notícias


Nota Oficial sobre calendário e recesso escolar 2021

É sabido que todo estabelecimento de Ensino deve elaborar seu Calendário Escolar no início do ano e apresentá-lo aos estudantes, responsáveis e professores.

Nele, deve constar o período de Recesso Escolar, cláusula 22 da nossa Convenção Coletiva: “Os estabelecimentos fornecerão ao professor, no início de cada ano ou semestre letivo, o calendário de suas atividades, devendo constar nele também o período de recesso escolar, sujeito a alterações no ano letivo”.

Vivemos um momento atípico em virtude da pandemia do COVID 19, onde todos fomos forçados a alterar nossa rotina de vida.

Alguns setores da economia tiveram que paralisar completamente suas atividades, mas isto não ocorreu no setor da Educação, que está funcionando de forma presencial desde outubro de 2020. Os professores se reinventaram e com trabalho triplicado, através de atividades escolares presenciais e on-line ao mesmo tempo, mantiveram a qualidade do trabalho, fazendo com que o calendário escolar se mantenha aplicado. Não está sendo fácil, mas estamos conseguindo.

Assim, entendemos que agora – mais do que nunca – se faz EXTREMAMENTE NECESSÁRIO o RECESSO ESCOLAR, pois o desgaste de todos está sendo MUITO MAIOR do que nos momentos de aulas somente presenciais.

Estamos, todos, muito estafados e agora, mais do que antes, necessitados do RECESSO. Neste sentido, o Sinpro-Rio orienta as escolas que promovam, neste mês de julho/21, a bem da saúde física e mental de todos, o recesso das atividades presenciais e remotas nas escolas, para que se possa aliviar as tensões dos professores/as, alunos/as e suas famílias, por todo o esgotamento que este momento tem causado, e, também, para que se permita o descanso e consigamos completar o segundo semestre de forma tranquila e satisfatória para toda a comunidade escolar.

(Notícia originalmente postada no dia 24/06/2021. A data, no entanto, poderá ser alterada em virtude da necessidade de se manter em destaque na página e/ou de mais fácil acesso à categoria.)