Notícias do Fórum Permanente da Educação Superior

Cumprindo deliberação de assembléia, o Sinpro-Rio instaurou o Fórum Permanente da Educação Superior e já realizou duas plenárias, nos dias 3 de novembro e 2 de dezembro. Os eventos são destinados à discussão qualificada da estrutura, funcionamento e dos problemas que afetam a Educação Superior. Foram debatidas nessas duas reuniões questões como a mercantilização da educação, o Adicional por Tempo de Serviço (ATS), a ausência de autonomia universitária, e o avanço das consultorias pedagógicas de caráter empresarial. Além dos professores de diferentes IES, o Sinpro-Rio contou com a presença de representantes das associações docentes (ADGF, APECAM, ADFACHA), do movimento estudantil, da Universidade Nômade, de representação do Conselho Regional de Química, do ex-senador Geraldo Cândido e do vereador eleito Reimont Santa Bárbara (PT-RJ). A próxima reunião do Fórum será realizada no dia 10 de março de 2009, às 14h, na sede do Sinpro-Rio.

ATS
A Convenção Coletiva de Trabalho da Educação Superior foi aprovada em outubro, após intermediação da Secretaria de Dissídios Coletivos do Tribunal Regional do Trabalho. A Convenção aprovada estabeleceu o reajuste salarial de 5,5% (INPC completo) sobre os salários de março de 2008, retroativo a 1º de abril de 2008 e a manutenção das cláusulas sociais, a exceção da ATS (Adicional por Tempo de Serviço). Pelos termos do acordo, a cláusula do ATS, motivo do impasse nas negociações entre o Sinpro-Rio e o sindicato patronal, passou a ser objeto de discussão através de reuniões paritárias, instauradas pelas duas entidades em 6 de novembro.

Para conferir mais fotos clique aqui.

ATS

Para conferir mais fotos clique aqui.

Este post foi publicado em 01/01/2008 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.