O que faz um professor de bebês? Abordagem Emmi Pikler

Escola do Professor, Oficinas

OFICINA

O que faz um professor de bebês?
Abordagem Emmi Pikler

A abordagem da pediatra e educadora húngara Emmi Pikler nos convida a uma reflexão sobre o valor dos momentos de cuidados (banho, trocas de fraldas, alimentação) como situações privilegiadas para o estabelecimento de uma relação de qualidade entre a criança e o adulto. O olhar atento, individualizado, a cooperação mútua e o diálogo que se estabelece durante os cuidados permitem que a criança desenvolva sentimentos de confiança no outro, no ambiente e em suas próprias competências. Tais sentimentos fornecem sustentação à criança em seus momentos de brincar livre e de exploração do mundo a sua volta.

Sábado, 28 de setembro, das 9h às 13h
Local: Sede-Centro

Carga horária: 4 horas Vagas: 30

Valor:
Sindicalizado/a e dependente: R$ 23
Não sindicalizado/a: R$ 45
Associado/a de outra entidade de professor/a ou maior de 60 anos: R$ 34

Objetivos: Refletir com novos olhares que desvendam e propiciam a construção de uma prática cotidiana mais criativa e atuante nos espaços ocupados por bebês e crianças pequenas. Divulgar um programa de formação com foco na abordagem pikleriana, voltado para profissionais envolvidos com o tema da primeira infância.

Conteúdos:  O professor de bebês, e a educação e o cuidado; Nossas crenças e práticas sobre educação dos bebês em confronto com princípios da abordagem Pikler; O valor da observação; Cuidados privilegiados; Estimulação e as atividades livres e espontâneas.

Maria Lucia A. Peçanha - Consultoria pedagógica. Membro da Association Pikler Internacional. Membro fundador da Rede Pikler Brasil. Vice-presidente da Associação Pikler Brasil.

Cód. Turma: EPIKLE192A

24/07/2019