No processo de negociação de nossa Convenção Coletiva, os patrões das Instituições de Ensino Superior, representados pelos membros da comissão paritária do sindicato patronal, além de não quererem discutir o reajuste salarial com a reposição das perdas dos últimos anos, covardemente querem retirar direitos conquistados a duras penas pela categoria.
De forma bastante veemente, enviaram ao Sinpro-Rio um pacote de maldades com três propostas de alteração de cláusulas que retirarão direitos e acarretarão perdas salariais.
Eles querem ampliar a duração da hora-aula noturna de 40 para 50 minutos, deixando de pagar o adicional previsto na Convenção Coletiva, o que acarretará uma perda de aproximadamente 25% do salário. Isso, agravado pela incerteza em sabermos quais IES adotarão tal procedimento.
Também estão propondo um ponto eletrônico alternativo que inviabilizará o controle pelo/a professor/a do registro de trabalho além daquele contratado, o que poderá causar muitas perdas salariais e dificultará, ainda mais, o recebimento de horas extras trabalhadas. Sem contar que poderá também ser alegado pelo patrão que o professor ou a professora se atrasou ou saiu mais cedo, sem que ele/a possa demonstrar que isso não ocorreu.
Por fim, a terceira proposta, é de precarização da função docente. Eles conseguiram pegar uma condição que era para facilitar o acesso de novos/as professores/as ao mercado de trabalho e querem transformá-la numa possibilidade de caça aos professores e professoras mais experientes, pois pretendem ampliar o número de professores/as ingressantes para 30% do efetivo da instituição, além de não quererem fornecer ao Sindicato documentos que possibilitem a verificação desse percentual contratado, que proporcionará a substituição dos atuais profissionais por outros com salários mais baixos.
Não é possível permitirmos isso! Nossos direitos foram conquistados duramente por meio de uma greve histórica e do sacrifício de muitos companheiros e companheiras.
Precisamos participar da próxima assembleia, que acontecerá virtualmente no dia 3 de junho, às 10h! Inscreva-se até as 15 horas do dia 02 de junho POR AQUI e mobilize outros colegas, para que possamos dar uma resposta enfática aos patrões.
Na luta é que a gente se encontra e conquista!!!

Link desta página no QRCODE:
Este post foi publicado em
30/05/2023 às
15:16
dentro da(s) categoria(s): Notícias, Primeira página.
Você
pode seguir quaisquer alterações a esta entrada
através de RSS 2.0
feed.