Pragmática – A ordem dêitica do discurso. As representações do EU e seus efeitos de sentido  de Gustavo Adolfo Pinheiro da Silva?

As diretrizes deste livro estão centradas na perspectiva da Pragmática, que inclui elementos de ordem lingüística e contextual. A Pragmática pressupõe o sujeito em discurso. Em razão desta atitude reage contra o estruturalismo lingüístico, onde a subjetividade é afastada da língua para a fala, não passível de domínio teórico. Tal reação se volta também contra a gramática gerativa chomskyana, onde o falante-ouvinte ideal não é o sujeito que fala, mas uma mente que se identifica com a estrutura neurofisilógica do cérebro.

O autor examina um tipo especial de signo: o signo dêitico. Os elementos dêiticos têm a função de determinar a relação espácio-temporal no qual o homem se localiza, movimenta-se e define o centro da comunicação. Embora enfatizando a dêixis textual

O foco deste livro, porém, é a defesa da manifestação do sujeito plural em contraposição ao postulado da unicidade do sujeito. Problematiza-se aui a concepção do sujeito enquanto se único, central, como foi inicialmente formulado por Benevides, porque na sua fala ressoam outras vozes. A linguagem não é transparência de sentido produzido por um falante homogêneo, único. É um sujeito que tem seu espaço dividido com o outro. O autor sustenta essa discussão a partir das idéias de Baktin (1979) sobre a presença do outro no discurso (polofonia) e Authier-Revuz (1982) sobre a questão da heterogeneidade constituitiva e heterogeneidade mostrada. Para ilustrar a discussão o autor valeu-se de alguns mecanismos lingüístico como a negação polêmica, o aspeamento, o discurso relatado e a neutralização categorial da pessoa.

Gustavo Adolfo Pinheiro da Silva

Onde encontrar ?

Editora Enelivros Editora e Livraria
E-mail: enelivros@terra.com.br
Endereço: Rua Marís e Barros, 372 – loja A – Pça da Bandeira – cep.20270-003
Rio de Janeiro – RJ
Telefones: (21) 2568-6870 / 22040399

Este post foi publicado em 07/11/2017 às 12:01 dentro da(s) categoria(s): Estante do Professor, Publicações.