Seminário discute a Reforma Sindical no Sinpro-Rio

Sem categoria

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Feteej) realizou no dia 17 de abril, no auditório do Sinpro-Rio, o seminário "Reforma Sindical, perspectivas", que contou com a participação do Prof. João Guilherme Vargas Netto, assessor sindical e colaborador das revistas Princípios e Debate Sindical; do juiz do Trabalho Dr. Ivan Alemão, professor de direito na UFF, Wellington Teixeira Gomes, diretor da Contee, e de Mônica Cristina Silva Custódio, da Secretaria de Organização da CUT/RJ.

Os palestrantes discutiram o papel desempenhado pelas entidades sindicais diante da anunciada proposta de Reforma Sindical do Governo Federal. Foram discutidos diversos tópicos da Comissão de Sistematização do Fórum Nacional do Trabalho (FNT), entre eles: as formas de sustentação financeira das entidades, face ao fim da Contribuição Sindical, as teses relativas à Unicidade, Liberdade e Autonomia Sindical, os conceitos de representação Sindical, os novos papéis a serem desempenhados pelas Centrais Sindicais, a manutenção dos direitos e conquistas dos trabalhadores, inclusive o de greve, o processo de negociação e o Contrato Coletivo de Trabalho.

Estiveram presentes aproximadamente 90 participantes, representando Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais Sindicais.


01/01/2004