Sinpro-Rio convida profs. do Ens. Superior a participarem de pesquisa da UFRJ

Já pensou no que vai ser da Educação Superior brasileira em 2040? Vamos refletir juntos sobre esse tema?

Sabemos que a Educação Superior foi fortemente impactada pela Transformação Digital nos últimos anos. O EaD se tornou a norma mesmo em cursos que antes eram presenciais, fazendo com que professores precisassem aprender a ensinar nessa nova modalidade e os alunos tivessem que se adaptar à nova forma de aprender. As possibilidades de utilização das tecnologias na Educação como IA, IoT, e Robótica não se resumem ao EaD onde alunos e professores podem se sentir alijados de uma educação que mantenha sua relevância para o futuro do trabalho e da sociedade como um todo. Pensando nos tempos pós-pandemia de COVID-19, precisamos ser capazes de entender como a tecnologia pode aprimorar a Educação Superior do futuro.

Por isso, estamos fazendo uma pesquisa sobre o tema na disciplina de Prospecção Tecnológica do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, organizada pelo Laboratório do Futuro, sob direção do prof. Jano Moreira de Souza.

Gostaríamos de convidar você para participar desta etapa da pesquisa que é chamada de Delphi, onde vamos apresentar 3 cenários para o futuro da Educação Superior em 2040 e pedimos que você preencha sua opinião sobre cada um deles num formulário que é totalmente anônimo. O tempo estimado para preenchimento do formulário é de, aproximadamente, 20 minutos.

O formulário vai receber respostas até as 14h do dia 17/10!

Vamos enviar o relatório final com os resultados da pesquisa por e-mail para todos que participarem. Caso tenha alguma dúvida ou encontre algum problema durante o preenchimento do Delphi, entre em contato com herbertsds@cos.ufrj.br

Acesse o Delphi aqui: https://bit.ly/delphi-educacao2040

Fizemos um tutorial sobre como utilizar o Delphi, você pode acessá-lo aqui: https://bit.ly/delphi-tutorial

Obrigado pela sua participação, ela é fundamental para o nosso estudo!

<- Voltar