O Sinpro-Rio protocolou denúncia no Ministério Público do Trabalho – MPT, nesta terça, dia 04/07, sobre as demissões em massa na Cultura Inglesa.
Somente no município do Rio de Janeiro foram demitidos/as 41 professores/as. Segundo informações fornecidas ao Sindicato, em todo o Brasil, o montante ultrapassa 90 docentes.
- Leia abaixo alguns trechos da denúncia feita ao MPT:
“(…) Esse processo de demissão aconteceu alguns dias após o encerramento da negociação coletiva para renovação do acordo coletivo.
A data-base da categoria é 1º de abril, sendo certo que a negociação teve início no mês de março de 2023, tendo sido recomposta a inflação do período de 01.04.2022 a 31.03.2023, na base de 4,36%, bem como foi construída uma cláusula de plano de carreira para a ascensão funcional dos professores.
Durante o processo de negociação coletiva para a renovação do acordo coletivo, a Cultura NÃO MENCIONOU que pretendia promover a dispensa em massa, ludibriando o Sindicato e os professores.
A manutenção dos empregos é a prioridade, sendo certo que deveria a Cultura ter mencionado a intenção de dispensar os professores durante o processo de negociação coletiva. O acordo coletivo foi fechado, criando a expectativa (a) do recebimento do reajuste salarial e (b) da ascensão funcional no novo plano de cargos acertado. Contudo, a expectativa restou frustrada com a demissão em massa promovida.
(…)A Cultura se limitou a responder que a dispensa é um direito do empregador.(…) A Cultura negociou a renovação do acordo coletivo e, de forma dolosa, ludibriando o Sindicato e os professores, OMITIU A INTENÇÃO DE ROMPER OS CONTRATOS DE TRABALHO.”
- Está por fora do assunto?
Link desta página no QRCODE:
Este post foi publicado em
05/07/2023 às
13:33
dentro da(s) categoria(s): Notícias, Primeira página.
Você
pode seguir quaisquer alterações a esta entrada
através de RSS 2.0
feed.