Sinpro-Rio realiza primeiro encontro do Fórum América

Notícias

No dia 25 de março, foi realizado, na Sede do Sinpro-Rio, o primeiro encontro do Fórum América. O evento, com quatro edições, tem por objetivo debater os fenômenos políticos, econômicos e sociais ocorridos nos últimos anos em nosso continente, avaliar as iniciativas que visam à integração dos países da América América Latina e o papel do Brasil nesse processo.

Nesta primeira edição, foram convidados para o debate sobre o tema Estados Unidos, os professores Carlos Pinkusfield (mestre pela UFRJ, PhD pela New School University e professor adjunto da UFF), Cesar Guimarães (pesquisador do Iuperj e diretor de Ensino da Escola de Políticas Públicas e Governo) e Carlos Eduardo Martins (doutor em Sociologia/USP; professor-colaborador do Departamento de Ciência Política/UFF e pesquisador do grupo de trabalho sobre Estados Unidos da Clacso).

Após as exposições dos docentes, o público fez perguntas para os convidados. Estiveram presentes cerca de 70 pessoas. Dentre elas, o professor Jeison Oliveira, que achou bem importante esse tipo de discussão. Segundo ele, que participou ativamente com perguntas para os palestrantes, deveria haver mais debates com temas mais específicos. Outra professora que elogiou o encontro, uma iniciativa da Escola do Professor, foi Celina Ferreira. Segundo a educadora, atualmente com tantos meios de comunicação, é importante debater as informações.

- Nós, professores, necessitamos da informação. Somos questionadores e repassamos o contéudo - enfatizou, sobre a importância da participação em eventos como este.

Veja algumas fotos aqui