No dia 7 de julho, o Conselho Estadual de Educação – em sessão mediada por seu presidente, professor Paulo Alcantara Gomes – recebeu o presidente do Sinpro-Rio, Wanderley Quêdo, para a apresentação da campanha “Condições de Trabalho e Saúde do Professor”.

Wanderley explicou que tudo teve início com a Campanha da Voz, que esteve em mais de 440 escolas e contou com a participação de mais de 10 mil professores. Foi constatado que 45% dos docentes tinham problemas vocais e que, na maioria das vezes, a causa era emocional. Assim, o Sinpro-Rio entendeu que era preciso cuidar não só da voz, mas também da saúde emocional, que passa também pelas suas condições de trabalho.

Sendo assim, o Sindicato resolveu trabalhar oito questões que, nos últimos tempos, vem chamando a atenção não só do Departamento Jurídico, mas também de todos os outros diretores: Síndrome de Burnout; uso da voz em sala de aula; a questão do atendimento online; a defesa das férias em janeiro e de um calendário único; a luta contra a violência física e o assédio moral; e a exaustão emocional.

Finalizando, Wanderley destacou que quando a sociedade começa a pautar os problemas dos professores, é sinal de que metade do caminho para a solução já foi andado; e encerrou agradecendo pelo espaço e pela possibilidade de, num primeiro momento, discutir o calendário único no Conselho.

Encerrando a participação do Sinpro-Rio na reunião, o ex-reitor da Uerj, Nival Nunes Almeida disse estar orgulhoso, como professor, da forma como o Sindicato está negociando as pautas com o Conselho e com a sociedade.

Clique aqui para conferir algumas fotos da sessão.


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 01/01/2009 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar