15 de outubro: “Verdades da Profissão do Professor”

14/10/2015

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento de que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados.

Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Autor: Paulo Freire

O Dia do Professor não deve ser apenas uma data festiva, mas também de referência na luta dos trabalhadores e trabalhadoras nas reivindicações de sua categoria. O Sinpro-Rio deseja e luta para que, a cada 15 de outubro, possamos repensar nossos papéis e atitudes na construção da Educação que queremos e sejamos verdadeiramente comprometidos com a mudança da sociedade.