15 OUT – Dia da Professora e do Professor!

Destaque na primeira pagina, Notícias


15 OUT – Dia da Professora e do Professor!

15 de outubro: Salve a Educação libertadora de Paulo Freire! Salve, professora e professor!

Pensamento de Paulo Freire: “O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos”
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
“O educador se eterniza em cada ser que educa.”
“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”

Neste dia 15 de outubro de 2021, o Sinpro-Rio, que completa 90 anos, vem destacar o pensamento do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, no ano do seu centenário de vida, para parabenizar professoras e proessores pela luta, pelo amor à Educação.
Sim, Paulo Freire completa 100 anos de vida. É um educador que vem se eternizando em cada ser que educa.
Somos, professoras e professores, educados/as por Paulo Freire todos os dias. São os seus ensinamentos pilares para o ensino que levamos às salas de aula. Sem seus livros, não teríamos como transformar a sociedade.

Vivemos numa época em que o opressor tem dado as cartas. São cartas de autoritarismo, de ataques à Educação, aos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Mas, professoras, professores, trabalhadores e trabalhadoras da Educação têm lutado, e muito, por uma educação libertadora.
Sabemos e lutamos para que cada vez mais a Educação seja um ato de amor, mas não fugimos ao debate, à realidade, à discussão criadora. Ensinamos, criando as possibilidades para que nossos estudantes produzam e se construam.

Parabéns às professoras e professores que deram provas, nestes quase dois anos de pandemia, de que Paulo Freire vive em cada um de nós, sempre que trabalhamos para que os estudantes se tornem eles mesmos, se reconheçam no coletivo, e, dessa forma, tenham força e segurança para ocupar seu lugar no mundo e transformá-lo.

SINPRO-RIO SEMPRE EM DEFESA DA VIDA, DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DOS DIREITOS DOS/AS TRABALHADORES/AS E DA DEMOCRACIA!

Assista abaixo a homenagem da Contee aos trabalhadores e trabalhadoras em Educação: