[2024/2] JORNADA PELA INCLUSÃO AUTISMO, ESCOLA E DIVERSIDADE – Os processos de inclusão escolar de estudantes autistas.

Sábados: 14, 21, 28 de setembro, das 9h às 13h
Vagas: 25
Carga horária: 12 horas
Local: Rua Pedro Lessa, 35 – 3º andar – Centro

Valor: sindicalizado(a), dependente, estudante e associado(a) de outra entidade de professor: R$ 80,00
Não Sindicalizado(a): R$ 120,00

Objetivos:
Capacitar membros da comunidade escolar para o acolhimento e inclusão de estudantes autistas, e suas famílias, no ambiente escolar.

Conteúdos:

Aula 1 – TEA, conceitos fundamentais – o que há de mais recente na neurociência?
Espectro: compreender a diversidade autista para incluir.
O paradigma da Neurodiversidade: quais seus impactos no cotidiano escolar?

Aula 2 – O Parecer 50/2023 do Conselho Nacional de Educação: vilão ou mocinho?
O Plano de Ensino Individualizado e o Atendimento Educacional Especializado.
Práticas Baseadas em Evidências (PBE) na educação: a inclusão na prática.

Aula 3 – O Desenho Universal de Aprendizagem: como aplicar para estudantes autistas?
Metodologias ativas e a inclusão de alunos autistas.
Momento Oficina: Adaptação de materiais e avaliações.

Aula 4 – A Família atípica e a escola.
Atividade prática: Estudos de caso e propostas de intervenção.
Dinâmica de encerramento.

Renata Bezerra de Medeiros Avila – Mestre em História (UniRio), pós-graduada em Psicopedagogia (UCAM). Professora de História do ensino fundamental da rede particular do Rio de Janeiro


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 14/09/2023 às 12:07 dentro da(s) categoria(s): Cursos, Escola do Professor, segundo semestre 2024.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar