8M no Sinpro-Rio: Roda de Conversa das Mulheres; Veja fotos

No dia 11 de março, às dez horas, no terceiro andar do Sinpro-Rio, foi realizada a Roda de Conversa das Mulheres, em homenagem e comemoração ao 8 de Março. O evento foi organizado pela Escola do/a Professor/a, em parceria com a Comissão de Mulheres do Sinpro-Rio.
O evento contou com a presença de representantes de diferentes setores da sociedade, como Juliana Santos, Conselheira Titular do Conselho Tutelar da Leopoldina; Helena Piragibe, da UBM – União Brasileira de Mulheres e Bell Bezerra, da UEE-RJ – União Estadual dos Estudantes; Patrícia Pagu, professora, da Mulheres Rede de Contatos. Além de professoras da educação básica e superior e da própria Comissão de Mulheres Sinpro-Rio.
O debate se deu em torno das lutas e conquistas das mulheres, bem como dos desafios a serem vencidos no mundo do trabalho e no âmbito social.
Foram apresentados relatos sobre a escravização da professora Negra na educação infantil, a visão preconceituosa e assediadora em relação à mulher com deficiência, sobretudo a negra, tanto por parte de patrões como, muitas vezes, por parte de colegas de trabalho.
Abordou-se também o sério adoecimento mental pelo qual as professoras estão passando, por sofrerem assédio moral e diferentes formas de precarização das rotinas de trabalho nas escolas.
Como propostas, as mulheres presentes apontaram: a possibilidade de realização de uma Conferência Estadual sobre saúde mental das mulheres na educação, em parceria com diferentes entidades de luta da saúde, educação e da sociedade civil.
Proposto também a criação de um blog ou página coletiva das mulheres, intitulada, “Coletânea de Relatos e Formas de Enfrentamento do Assédio nas Escolas”, que contaria com relatos rápidos de situações de assédio vivenciadas por professoras do setor privado, e como se posicionaram em relação àquela vivência. As professoras relatariam, em anonimato, suas experiências para compartilhar com a categoria e mostrar que as mulheres vítimas não estão sozinhas.
O Evento trouxe muitas reflexões sobre avanços e demandas que teremos que enfrentar nos próximos anos.

Veja fotos clicando AQUI!


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 13/03/2023 às 08:05 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar