Os impasses e desafios da experiência pedagógica do Colégio Metalúrgico – RJ (1987-1994)
Autor: Marcos Antonio Ribeiro da Costa
Segunda-Feira, 14 de agosto, às 16h30
Local: Espaço Cultural Paulo Freire (Sinpro-Rio – Rua Pedro Lessa 35 – 2° andar)
Sinopse:
A pesquisa “Reestruturação Produtiva e Formação de Trabalhadores: Os Impasses e Desafios da Experiência Pedagógica do Colégio Metalúrgico-RJ (1987-1994)”, como o seu título já afirma, procura estabelecer algumas das significativas conexões entre as mudanças que estavam ocorrendo, na época, na base técnica do processo produtivo e os requisitos e habilidades necessários à formação de um trabalhador capaz de exercer, conscientemente, suas atividades produtivas em um mundo do trabalho cada vez mais complexo.. Na pesquisa o termo Reestruturação Produtiva busca sintetizar um processo de transição [do Fordismo-Taylorismo ao Toyotismo] o qual, impulsionado por uma nova revolução científica e tecnológica que tinha na automação flexível, no computador e na microeletrônica alguns de seus elementos centrais gera, por um um lado, uma nova base técnica no processo produtivo e por outro lado a generalização de novos métodos de gestão e organização do processo de trabalho que pode ser exemplificada em expressões como Just in time, kanban ou programa 5S. Passadas quase três décadas a esfinge, personagem central do último capítulo, continua a nos observar e a nos dizer: decifra-me ou te devoro. Com a quarta revolução industrial em curso, com os Sindicatos enfraquecidos, com a vigência do “novo ensino médio” e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entendemos que as questões apresentadas pela pesquisa permanecem, em certo sentido, bem atuais.
Link desta página no QRCODE:
Este post foi publicado em
11/07/2023 às
13:22
dentro da(s) categoria(s): Escola do Professor, Lançamento livro.
Você
pode seguir quaisquer alterações a esta entrada
através de RSS 2.0
feed.