Professores/as da Ed. Superior: nossa Convenção Coletiva está ameaçada!

Hoje, os donos das IES (Instituições de Ensino Superior) querem reduzir em 25% os salários dos professores que lecionam a noite, a partir da ampliação da duração das aulas noturnas de 40 para 50 minutos, sem qualquer tipo de compensação salarial.

Além disto, não querem pagar nada para os professores TI (Tempo Integral) e TP (Tempo Parcial), por atividades extra classe.

Em 10 de agosto de 2024, professores e professoras aprovaram, por unanimidade, a Revisão Salarial, com o reajuste de 3,4%, com base no INPC, retroativo à data-base da categoria – abril de 2024, e a CCT – Convenção Coletiva de Trabalho com validade até 30 de setembro.

A Campanha Salarial continua, com reuniões paritárias, visitas às instituições, atos públicos e ações de comunicação, lutando pelos direitos e conquistas dos trabalhadores.

Convocamos todos a se unirem ao nosso sindicato, atendendo ao seu chamado à luta pela defesa e ampliação de nossas conquistas históricas.

JURÍDICO EM AÇÃO

O Sinpro-Rio se mantém vigilante em relação aos direitos das Professoras e Professores, sejam individuais ou coletivos.

Na última segunda-feira, dia 30 de setembro, para a proteção da categoria, em razão do término da vigência da atual Convenção Coletiva, o Sindicato ajuizou uma ação de dissidio coletivo, assim como também protocolou uma Ação Civil Pública contra a Estácio de Sá, cobrando a regularização dos pagamentos dos meses de fevereiro, março e agosto dos últimos anos.

Também é importante ressaltar que ocorreram muitas denúncias de que a faculdade INFNET contrata PROFESSORES INGRESSANTES (primeiro contrato de trabalho como professor na educação superior, deste município) irregularmente, sem que a contratação seja verificada pelo Sinpro-Rio, ferindo nossa Convenção.

Temos várias ações coletivas contra a Castelo Branco já no Regime de Execução Forçada na Justiça do Trabalho e, em breve, os professores serão chamados para receber seus salários atrasados, inclusive 13º.

Professores da UNIVÉRITAS também já estão em vias de receber pelo repouso semanal remunerado não pagos na época devida.

Foi feita também nova ação de cobrança do FGTS da UNISUAM e a ação anterior está para ser julgada no TST.

Temos ações contra a Cândido Mendes cobrando férias, salários atrasados de diversos períodos e FGTS. Também estamos acompanhando de perto a Recuperação Judicial desta Instituição.

Participe do seu sindicato e denuncie qualquer irregularidade.

SINPRO-RIO – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Este post foi publicado em 01/10/2024 às 14:33 dentro da(s) categoria(s): Campanha salarial 2024, Notícias, Primeira página.