A existência da Cândido Mendes está em jogo

O Sindicato dos Professores – Sinpro-Rio – considera como fundamental uma tomada de consciência da sociedade sobre o descalabro da situação a que os professores da Universidade Cândido Mendes estão submetidos.

A Educação é um direito de cidadania e um dever do Estado. Não se pode deixar nas mãos dos “leões” da iniciativa privada o que estamos assistindo em relação à Cândido Mendes.

Acompanhe aqui o cronograma judicial sobre a recuperação das perdas, que, sob o ponto de vista trabalhista, envolve vultosos montantes, representados por perda de direitos e salários em atraso.

O Processo de Recuperação Judicial está, desde 2020, na 5ª Vara Empresarial do Rio e encontra-se em fase de concretização e execução. Apesar disso, a UCAM continua atrasando salários e depósitos do FGTS.

Para a ciência de todos, cabe-nos destacar:

1- Para garantir a manutenção das atividades da empresa, já foram efetuados leilões de imóveis e de obras de arte;

2 – Para a concretização do plano de recuperação judicial, em 2022, foi expedido edital para alienação de todas as unidades que contemplam o acervo patrimonial da UCAM;

3 – Para isso, foram apresentadas três propostas:

• Soebras Educativa do Brasil Ltda (SOEBRAS);
  • Instituto Mário Tomaz de Aquino (MTA);
  • Associação dos Professores e Funcionários da Cândido Mendes (PROCAM).

4 – No entanto, considerando os vultosos interesses envolvidos, o então processo de recuperação judicial, antes “harmônico”, passou a se tornar “tormentoso”…;

5 – Diante da litigiosidade entre as partes interessadas, em 24/08/2022, o Tribunal de Justiça/RJ determinou a publicação de novo edital para alienação da UCAM, reabrindo o prazo para novos interessados;

6 – Neste imbróglio, ultrapassados os prazos para pagamento aos credores, no valor aproximado de R$ 56,5 milhões, a UCAM recorreu mais uma vez;

7 – Mesmo diante de sucessivos pedidos de designação de assembleia geral de credores, a Justiça ainda não se pronunciou a respeito, criando verdadeiro impasse quanto ao futuro daquela universidade privada.

Não podemos deixar que o destino da UCAM seja o mesmo da Gama Filho!

Para maiores detalhes sobre o Processo de Recuperação da UCAM, acessar sinpro-rio.org.br.

Juntos, somos mais fortes!

LEIA O RELATÓRIO PROCESSUAL – UCAM

Este post foi publicado em 28/03/2023 às 15:12 dentro da(s) categoria(s): destaque, Notícias, Primeira página.