A questão ética e o saber científico

Ética e Ciência

Quintas-feiras, 30 de abril, 7, 14, 21 e 28 de maio,das 14 às 16h

Local: Sede Centro

Carga horária: 10 horas Vagas: 25

Valor:

Sindicalizado/a e dependente: R$ 90,00

Não sindicalizado/a: R$ 180,00
Associado/a de outra entidade de professor/a ou maior de 60 anos: R$ 130,00

Objetivo: Conduzir uma reflexão crítica sobre a instância ética no fazer científico da contemporaneidade.

Conteúdo:

1ª aula: Até onde a liberdade do homem existe frente aos valores da sociedade.

2ª aula: O nascimento da Ciência como princípio de verdade e de certeza para o homem moderno.

3ª aula: A ética da objetividade e da materialidade na ciência moderna: a questão da competitividade e do desejo na sociedade científica e tecnológica.

4ª aula: O sentido da ciência na atualidade: a nova ciência quântica e o desfazer do mundo dos objetos.

5ª aula: O desvio da atual “sociedade líquida”segundo a filosofia de Zygmunt Bauman de, e a ética do “descarte” dos valores humanos.

Tania Maria Marinho Sampaio – Professora doutora em Filosofia e professora livre docente em Filosofia da Educação.

Este post foi publicado em 03/01/2020 às 10:40 dentro da(s) categoria(s): Cursos, Escola do Professor.