06/01/2012

Na última quinta-feira, dia 5, estudantes e professores da Universidade Gama Filho (UGF) e UniverCidade realizaram um protesto contra o aumento abusivo das mensalidades e contra as demissões em massa dos professores. O ato contou com o apoio e solidariedade de dirigentes do Sinpro-Rio, UNE, UEE-RJ, Associação Docente da UGF, de estudantes de várias outras faculdades e professores demitidos.

O protesto teve concentração na Gama Filho do Centro (Candelária), quando os estudantes e professores tiveram o microfone aberto para conversar com a sociedade e apresentar os problemas que estão enfrentando. Em passeata, os alunos e professores seguiram até a sede do grupo Galileo Educacional, grupo mantenedor da UGF e da UniverCidade, na Rua Sete de Setembro, onde continuaram o protesto com diversos depoimentos e palavras de ordem.

A situação de desrespeito que o Grupo Galileo Educacional promoveu com seus professores fica nítida quando diversos professores, entre eles alguns com mais de 40 anos nessas Instituições, foram pegos de surpresa, na véspera do Natal e Ano Novo, com um telegrama, comunicando suas demissões. Essa medida, que atingiu principalmente os professores com maior tempo de casa, reflete o objetivo do Grupo Galileo Educacional em promover o aumento em seus lucros a partir do enxugamento salarial desses professores considerados “caros” e contratando novos professores com valores mais baixos.

O Sinpro-Rio prestou total apoio aos estudantes nessa luta. Professores e estudantes estão juntos, mobilizados para reverter essas situações.

O Sindicato convoca a todos para a reunião dos professores demitidos da UGF e da UniverCidade na próxima terça-feira, dia 10 de janeiro, às 11 horas. A reunião ocorrerá na Sede do Sindicato, na Rua Pedro Lessa, nº 35, Centro do Rio.

as fotos do ato público do dia 05/01.

Este post foi publicado em 06/01/2012 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.