Assembleia de 01/08: professores/as votam pelo não retorno às aulas presenciais. Acompanhe a repercussão AQUI!

A Assembleia virtual unificada, realizada neste sábado, dia 01/08, pelo Sinpro-Rio, contou com a participação de mais de 500 professores e professoras, que votaram, com ampla maioria, pela manutenção da greve pela vida, não ao retorno das atividades presenciais agora; retorno só com garantia das autoridades da saúde, da ciência, com base em rígidos protocolos de segurança.
Na abertura da assembleia, o presidente do Sinpro-Rio, Oswaldo Teles, ressaltou que a categoria só voltará às aulas presenciais com o respaldo dos órgãos oficiais da ciência (OMS, Fiocruz, UFRJ e UERJ). “Não nos negamos a trabalhar, e estamos trabahando muito no teletrabralho, mas estamos em greve pela vida.” Complementou, dizendo que o único caminho possível, nesta pandemia, é a preservação da saúde e da vida.
O dirigente ressaltou ainda que em “nenhum lugar do mundo, ocorreu retorno às aulas presenciais com o número de contágios e mortes (beirando as 100 mil) que o Brasil vem sofrendo”.
Foi votada também a data de 15 de agosto para a próxima assembleia, podendo a Diretoria antecipar esta data, caso necessário!

?Resoluções oficiais da assembleia de 01/08/2020:

• MANUTENÇÃO DA GREVE EM DEFESA DA VIDA.
  • NÃO AO RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS AGORA NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO SETOR PRIVADO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.
  • RETORNO SOMENTE COM GARANTIAS DAS AUTORIDADES DE SAÚDE, COM BASE EM RÍGIDOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA.
  • PRÓXIMA ASSEMBLEIA DA CATEGORIA NO DIA 15 DE AGOSTO, AUTORIZANDO A DIRETORIA DO SINPRO-RIO, CASO SEJA NECESSÁRIO, ANTECIPAR A ASSEMBLEIA A QUALQUER MOMENTO.

? 06/08/2020 – “ESCOLAS PERMANECEM FECHADAS!”, DETERMINA TJ-RJ

A Prefeitura está proibida de expedir qualquer outro ato administrativo para promover o retorno das atividades educacionais presenciais nas creches e escolas privadas sob pena de multa diária de R$ 10 mil imposta ao prefeito Marcelo Crivella. Leia a íntegra da notícia AQUI!

——————————–

? 05/08/2020 – DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – IOERJ: “DECRETO ESTADUAL SUSPENDE AULAS PRESENCIAIS NAS REDES PÚBLICA E PRIVADA, EM TODO O ESTADO, ATÉ 20/08/2020”:

Saiu o decreto anunciado no dia 04/08/2020, pelo secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes.
Clique sobre a imagem para ler todo o Decreto, ou, se preferir, leia diretamente do Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro, página 2, AQUI! Lembrando a todas e todos que temos assembleia dia 15/08, pra decidir sobre a greve pela vida!

Veja abaixo a imagem do Decreto, direto da página do D.O.:

——————————–

? AGÊNCIA BRASIL – RJ: professores/as mantêm greve diante da possibilidade de volta às aulas presenciais

“Decidimos manter a greve por ainda não visualizarmos segurança para esse retorno”, disse o vice-presidente do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio), Afonso Celso Teixeira. “Nenhum órgão de saúde que temos consultado nos assegura que o momento de retorno é esse. O número de casos de covid-19 tem aumentado. No Rio está estabilizado, mas estabilizado em uma alta”.

Leia a íntegra do texto AQUI.

———————————

?VÍDEO – DIRETOR DO DEPARTAMENTO JURÍDICO ABORDA DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA UNIFICADA DE 01/08/2020: Neste curto vídeo, o diretor do Departamento Jurídico, professor Elson Paiva, aborda as resoluções oficiais da Assembleia Virtual Unificada de 01/08/2020. Assista AQUI!

—————————

?DÚVIDAS SOBRE O DIREITO DE GREVE?

—————————

?JORNAL O GLOBO – ENTREVISTA COM O VICE-PRESIDENTE DO SINPRO-RIO: Tão logo terminou a assembleia, o vice-presidente do Sinpro-Rio, professor Afonso Celso Teixeira, foi procurado pelo jornal O Globo para falar sobre a greve pela vida. A matéria, no entanto, é apenas para assinantes de O Globo (regras estipuladas por este jornal). De toda forma, segue o link para aqueles que são assinantes AQUI, e colocamos apenas uma imagem da notícia abaixo:

—————————

?VÍDEOQUEM TRABALHA COM EDUCAÇÃO DEVE RESPEITAR A CIÊNCIA! Agora não é hora de voltar à escola! As professoras e os professores estão ao lado da ciência e da defesa da vida e discordam de vídeo divulgado pelo sindicato patronal. Veja a posição dos educadores e educadoras, manifestada por este vídeo institucional do Sinpro-Rio, AQUI.

—————————

?Veja a notícia original e o edital de convocação da assembleia de 01/08/2020 AQUI!

———————————————-

(ATENÇÃO: Esta notícia foi originalmente publicada no dia 01/08/2020, após a assembleia, mas a data pode ser alterada para que a publicação fique em evidência no site e de mais fácil acesso à categoria.)

Este post foi publicado em 01/08/2020 às 17:55 dentro da(s) categoria(s): Notícias.