Homenagear as pessoas e instituições que combateram a ditadura militar e contribuíram para a conquista das liberdades democráticas vigentes hoje. Com este objetivo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promoverá um grande ato nacional no dia 13 de dezembro, às 18h30, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI). E a data não poderia ser mais emblemática: nesse dia, completam-se 42 anos do famoso Ato Institucional nº 5 (AI-5).

A decisão desta homenagem é uma resposta vigorosa – segundo documento assinado pelos presidentes da CUT nacional e Rio de Janeiro, Artur Henrique da Silva Santos e Darby Lemos Igayara, respectivamente – “à onda de ataques da mídia e de setores conservadores da sociedade contra a geração generosa de brasileiros e brasileiras que, com coragem e abnegação, resistiu à ditadura, muitas vezes com o sacrifício da própria vida”.

Ainda de acordo com a Central, o desagravo à presidente eleita Dilma Rousseff e a todos os que enfrentaram algum arbítrio é uma forma de honrar a história de lutas do povo brasileiro, para o qual a CUT se orgulha de ter contribuído. “Significa também reafirmar o compromisso irrevogável da CUT com os valores democráticos e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmam Darby e Artur Henrique no documento.

Durante o evento, será lançado o prêmio “CUT – Democracia e Liberdade Sempre”. A partir deste ano, em cada 13 de dezembro, a CUT entregará um prêmio para destacar personalidades e entidades com papel significativo na luta contra a opressão e em defesa da democracia.


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 01/01/2010 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar