CCT da Educação Superior continua em vigor!

O Sinpro-Rio informa aos professores e às professoras que o Semerj – Sindicato patronal dos estabelecimentos de ensino superior – deliberou pela suspensão das negociações por 15 dias.
Para a melhor compreensão da suspensão da negociação, é importante a categoria entender que a convenção coletiva para os professores e professoras da Educação Superior está VIGENTE e estipula um reajuste de 3,32% para o mês de abril de 2020.

O sindicato patronal, durante o mês de abril, convocou o Sinpro-Rio com duas pautas reivindicatórias:
1- o cancelamento do reajuste para o mês de abril de 2020;
2- a aplicação da MP 936/2020 que estipula regras para redução de jornada e suspensão do contrato para as instituições de ensino superior.

Foram realizadas algumas reuniões entre as partes, tendo o Sinpro-Rio realizado uma assembleia no dia 02 de maio que rejeitou a proposta de cancelamento do reajuste.
A assembleia deliberou por apresentar uma contraproposta, admitindo a aplicação do reajuste em data posterior, desde que as instituições de ensino preservem os postos de trabalho durante o ano de 2020.
A proposta aprovada na assembleia dos professores em 02 de maio de 2020 foi rejeitada pela assembleia patronal.
O Sinpro-Rio reafirma que a convenção coletiva está vigente e as instituições de ensino devem cumpri-la na integralidade, inclusive com a aplicação do reajuste no salário do mês de abril de 2020.
Lamenta, também, a rejeição da proposta pelo patronal, visto que o ideal, neste momento de crise, é uma única negociação para toda a categoria – professores e instituições.
A rejeição da proposta poderá levar a negociações em separado com propostas diferentes para cada instituição de ensino.
Professor e professora, informe ao Sinpro-Rio se a instituição que você trabalha aplicou de forma correta o reajuste de 3,32% no salário de abril, bem como se foi apresentado algum acordo individual para alteração de jornada de trabalho.
E-mail da SECRETARIA do Sinpro-Rio: secretaria@sinpro-rio.org.br

Palavras-chave: convenção coletiva

Este post foi publicado em 13/05/2020 às 19:21 dentro da(s) categoria(s): Notícias, Primeira página.