Cinema e Educação – Cinema para além da tela – experimentações com cinema e sala de aula

Sextas-feiras, 15 e 22 de setembro, das 14h às 17h
Local: Rua Pedro Lessa, 35 – 2º andar – Centro

Carga horária: 6 horas Vagas: 30

Valor: Sindicalizado(a), dependente, estudante e associado(a) de outra entidade de professor:: R$ 60,00
Não Sindicalizado(a): R$ 96,00

Objetivos: Estimular a criatividade e a sensibilidade dos participantes, nesse caso, os professores; criar um espaço de trocas, de escuta e valorização das diferenças; estimular a prática cinematográfica enquanto caminho possível para a expressão de ideias e sentimentos; incentivar a criação artística, por meio de recursos simples e acessíveis, em um ambiente de experimentações com práticas do cinema que possam ser utilizadas em sala de aula.

Conteúdos:
Conteúdo variável de acordo com os exercícios práticos: uso de fotografias, imagens em movimento, sons e produção textual para estimular um ambiente de criação e experimentação coletiva. Alguns conceitos a serem abordados são: a noção de dispositivo, de plano, enquadramento, escolhas éticas e estéticas que circundam a criação de imagens; texturas e intensidades sonoras, silêncio; relação entre a palavra e uma imagem e/ou um som.

Daniela Corrêa Siqueira – Mestre em Literatura/UERJ. Bacharelado e Licenciatura em Letras Português/Francês/UFRJ. Maria Clara Montalvão – mestranda em cinema/UFF. Nivea Strelow – licenciada em cinema e audiovisual/UFF. Iasha Salerno – bacharel em imagem e som e mestre em imagem e som/ UFSCAR

Este post foi publicado em 11/07/2023 às 13:29 dentro da(s) categoria(s): Cursos, Escola do Professor.