No dia 7 de maio, o Sinpro-Rio, através da Escola do Professor, iniciou o seminário ?O Estado Democrático de Direito e os Trabalhadores no Brasil: Vinte Anos da Constituição de 1988?, no Auditório Gilberto Freyre, no Palácio Gustavo Capanema. No primeiro dia do evento, o tema debatido foi ?As constituições brasileiras e os direitos dos trabalhadores: breve histórico?.

A mesa de abertura contou com a presença do presidente do Sinpro-Rio, Francilio Paes Leme; do 1º Secretário da CUT Nacional, Adeílson Teles; e da Assessora Jurídica do Sinpro, a advogada Drª Rita Cortez, que representou o Presidente da OAB-RJ, Dr. Wadih Damous. O coordenador da mesa foi o 1º secretário do Sinpro-Rio, professor Wanderley Quêdo.

Após os discursos iniciais, o escritor Frei Betto iniciou sua palestra sobre ?Os movimentos populares, cidadania e democracia participativa?. Com uma análise rápida sobre os 44 anos anteriores, descreveu a trajetória dos movimentos populares, com ênfase nas Comunidades Eclesiais de Base (as CEB?s), e fez algumas críticas aos movimentos sociais corporativistas e o atual governo.

Em seguida, a secretaria de Relações de Gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professora Odisseia Carvalho, iniciou sua palestra ?A importância da luta dos trabalhadores para conquista dos direitos trabalhistas?. Durante seu discurso, Odisseia fez um breve relato histórico sobre o trabalho e explanou sobre o papel do movimento sindical na luta pelos direitos dos trabalhadores.

Ao final da palestra, o professor Wanderley Quêdo mediou um produtivo debate entre o público e os palestrantes. A professora Odisseia respondeu a perguntas sobre os movimentos sindicais e Frei Betto foi questionado pelos presentes sobre temas como: o aborto e o atual Governo Lula.

O Seminário continuará nesta quinta e sexta-feira, dia 8 e 9, com palestras de especialistas como Joel Rufino, Flávio Jorge, Adriano Pilatti, Lauro Schuch e João Antônio Felício.

Veja a programação completa!


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 01/01/2008 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar