Conape (Conferência Nacional de Educação Popular de Educação) HOJE, às 17h, na UERJ!

Notícias

O Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro na reunião do seu pleno aprovou a realização da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação Popular de Educação - Conape.

Entendemos que a Conape é uma proposta ousada e necessária na atual conjuntura, frente ao processo de desmonte das políticas públicas educacionais articuladas pelo governo Temer, a partir da desfiguração da Conferência Nacional de Educação - Conae e do Fórum Nacional de Educação - FNE pelo Decreto 26 de abril fe 2017 e pela Portaria n° 577/2017. 
A Conape representa a aposta que a educação é um processo coletivo, onde a sociedade deve estabelecer um profundo diálogo para a construção de uma educação de qualidade e socialmente referenciada.

Para tal, o processo de monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação - PNE receberá centralidade nessa discussão, bem como a construção de dialogos com a realidade dos municípios e do nosso estado. Apostamos que é preciso construir uma perspectiva educacional que faça sentido para o território e que busque reunir as iniciativas dispersas, a partir de uma ação colaborativa e participativa com as instâncias educacionais e movimentos sociais.

Apostamos, ainda, que o lançamento da etapa estadual da Conape, no dia 21/11, às 17h, no auditório 111 da UERJ, consolida a unidade para uma educação emancipadora cuja essência está conformada na utopia de um país para todos e todas.

Por isso, o Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro - FEERJ convida a todos e todas a tomarem parte desse processo.

Vamos juntos construir uma a etapa estadual da Conape em março de 2018.

Para saber mais sobre a Conape entre em contato: fee.riodejaneiro@gmail.com

 

200100