Conferência de Educação do Rio de Janeiro (Conae-RJ)

Nos dias 12 e 13 de setembro foi realizada a Conferência de Educação do Rio de Janeiro (Conae-RJ) no Instituto Superior de Educação, que reuniu cerca de 1.500 pessoas, com objetivo de discutir as metas para os próximos 10 anos, a partir de 2011. Essa foi uma das etapas preparatórias para a Coferência Nacional de Educação (Conae), em abril de 2010, em que será construído o Plano Nacional de Educação. A próxima etapa preparatória será a Conferência Estadual, que acontece em novembro deste ano.

A abertura do evento, presidida pela Secretária Municipal de Educação, Claudia Contin, contou com instituições importantes como o Ministério da Educação (MEC), representado pelo professor Cícero Fialho; Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Iserj), pela professora Sandra Santos; Secretaria Municipal de Cultura, representada pela secretária Jandira Feghali; Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), através de Celso Pancera; o Sinpro-Rio, representado pelo seu presidente, professor Wanderley Quêdo; e a Associação Municipal de Estudantes (Ames), com a presidente Tayna Lima Paulino.

Participando da mesa estavam também a Comissão Organizadora da Conae-RJ, representada por Célia Quaresma; Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Rio, através do seu presidente, o vereador Reimont (PT-RJ); o Conselho Municipal de Educação, com Sérgio Sodré; e Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra), através de Iara Amora.

Ainda na abertura, Claudia Costin destacou a importância do trabalho realizado em uma conferência que reúne membros da sociedade civil, pais, alunos, parlamentares, educadores, representantes da área da cultura, com apoio e alinhamento do MEC, que tem como principal objetivo dar um salto de qualidade na educação.

Após a solenidade, os participantes aprovaram, com intenso debate, o regimento da conferência, o que atrasou os trabalhos. Na tarde do dia 12 de setembro, os conferencistas se reuniram em grupos de trabalho para discutir os seis eixos temáticos do documento referência, propostos pela organização da Conferência Nacional. Esses eixos serão ponto de partida para os debates e propostas das etapas, estadual e municipal:

I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional.

II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.

III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.

IV – Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.

V – Financiamento da Educação e Controle Social.

VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

A partir dos debates produzido nos grupos, os participantes apresentaram propostas para votação na plenária, realizada no dia 13. As propostas aprovadas foram inseridas no documento base que será encaminhado para a etapa estadual, em novembro deste ano, e lá novas discussões e propostas serão feitas para serem encaminhadas a Conae.

Encerrando as atividades da Conferência Municipal, foram eleitos os 284 delegados que participarão da Estadual, divididos por segmentos e setores de atuação. O Sinpro-Rio estará representado na próxima etapa pelos diretores: Afonso Celso Teixeira, Ana Lúcia Guimarães, André Jorge Marinho, Carlos Henrique de Carvalho Silva, Dilson Silveira, Elson Simões, Fernando Magno, Glorya Ramos, Helcio Filho, Ireni Felizardo, José Angelo Benedito, Praxedes de Araújo, Leila dos Santos Magna Corrêa, Marcelo Pereira, Maria do Céu Carvalho, Mariza Muñiz, Oswaldo Luiz Cordeiro, Paulo Cesar Azevedo, Rosi Alves Menescal, Vânio Lenzi, Viviane Siqueira Wanderley Quêdo e Yara Maria Pereira. Além desses docentes, também foram eleitos outros professores da base do Sinpro-Rio.

Confira aqui a fotos da Conae-RJ:

II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.

III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.

IV – Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.

V – Financiamento da Educação e Controle Social.

VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Confira aqui a fotos da Conae-RJ:

Este post foi publicado em 01/01/2009 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.