Conferência Estadual de Educação Básica do Rio de Janeiro

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2007, foi realizada a Conferência Estadual de Educação Básica do Rio de Janeiro (CEEB-RJ), no Palácio Gustavo Capanema. O evento (que foi um preparatório para a Conferência Nacional de Educação Básica, que será realizada, em Brasília, em abril deste ano) definiu cinco delegados da rede privada de ensino do Rio de Janeiro para o próximo encontro nacional (Segue a lista de delegados no final do texto).

O Sinpro-Rio não foi só o anfitrião da conferência, recebendo os grupos de trabalho na sua sede, mas também participou da comissão organizadora do evento, representado pelo Presidente do Sindicato, Francilio Paes Leme, e o 1º Secretário, Wanderley Quêdo. Vale lembrar que os professores Francilio e Wanderley são delegados natos para a Conferência Nacional de Educação Básica por terem participado da organização do encontro.

O objetivo do encontro, que teve como tema central a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação, foi discutir a implementação integrada de ações desenvolvidas pela União e governos estaduais e municipais para a Educação Básica. Foram debatidos os seguintes eixos temáticos:

I – Os desafios da construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação; II – Democratização da gestão e qualidade social da educação;

III – Construção de um regime de colaboração entre os sistemas de ensino, tendo como um dos instrumentos o financiamento da educação;

IV – Inclusão e diversidade na Educação Básica;

V – Formação e valorização profissional.

No dia 11, a abertura da conferência contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Maílson Santana; do presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Comte Bittencourt (PPS); do presidente da Associação Brasileira de Educação, João Pessoa Albuquerque; da secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angra dos Reis e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado (Undime-RJ), Stella Magaly; e do representante do Ministério da Educação no Rio de Janeiro e coordenador do evento, Cícero Mauro Fialho.

O ex-ministro da Educação, do Governo Itamar Franco, Murílio Hingel, também esteve presente na abertura, em sua palestra, falou, em linha gerais, sobre a importância de um plano de educação e a participação da comunidade em prol de melhorias nesse documento. O ex-ministro defendeu a efetivação de um Sistema Articulado de Educação no Brasil que integre os governos federal, estadual e municipal e que conte com a participação ativa dos Conselhos Municipais e Estaduais de Educação, criticando, assim, falta de planos estaduais e municipais.

No mesmo dia, os grupos se reuniram para debaterem os eixos temáticos. Parte dos grupos de trabalho aconteceu no Sinpro-Rio.

No segundo dia da Conferência, aconteceu a plenária final, presidida pelo 1º Secretário do Sinpro-Rio, professor Wanderley Quêdo, onde os participantes discutiram o Documento Referência da Conferência Nacional da Educação Básica, produzido pelo Ministério da Educação, e fizeram propostas de alteração e/supressão. Estas serão enviadas para a Conferência Nacional e já estão disponíveis no site www.ceeb-rj.com.br.

Delegados que irão à Conferência Nacional da Educação Básica:

Wanderley Quêdo | Sinpro-Rio
Delegados da rede privada que participaram da Conferência Estadual da Educação Básica:

Paulo Roberto P. Gomes | Sinpro-Noroeste
Vera Lucia Câmara | Sinpro-Rio
José Angelo Benedito | Sinpro-Rio

IV – Inclusão e diversidade na Educação Básica;

V – Formação e valorização profissional.

Delegados que irão à Conferência Nacional da Educação Básica:

Paulo Roberto P. Gomes | Sinpro-Noroeste
Vera Lucia Câmara | Sinpro-Rio
José Angelo Benedito | Sinpro-Rio
Wanderley Quêdo | Sinpro-Rio

Este post foi publicado em 01/01/2008 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Sem categoria.