17/03/2014

A aula inaugural do curso de Difusão do Conhecimento de Gestão de Políticas Públicas aconteceu no dia 17 de março, na sede do Sinpro-Rio, com a presença do presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, e do economista João Sicsu.

O curso é promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) – que foi criada em 1996 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para desenvolver projetos político-culturais – coordenado pelo professor de Ciência Política, Luís Fernando Vitagliano. O objetivo principal do curso é ser um espaço para troca de experiências sobre gestão e políticas públicas, contribuindo assim para a difusão do conhecimento, considerado um processo fundamental na formação crítica e política dos indivíduos.

O debate deste ano será sobre os “Projetos para o Brasil”, com 18 temas trabalhados no projeto “Ideias para o Brasil”, que fundamentarão o curso.No primeiro módulo do curso, o propósito é analisar a situação atual do Brasil e propor uma discussão sobre as principais questões que fazem parte da realidade do país nestes últimos anos de governos pós-neoliberais.

Sobre uma nova política educacional para o Estado do Rio de Janeiro, João Sicsu aponta o desenvolvimento tecnológico como um ponto decisivo para a transformação da sociedade: “Mas para termos uma sociedade capaz de produzir ciências e tecnologia nós temos que ter uma base de formação do cidadão e da educação também. A escola é o local de formação de cidadão para que ele seja capaz de refletir sobre a realidade brasileira”, explicou.

Márcio Pochmann acrescenta que é fundamental entender educação como um elemento chave da transformação individual e coletiva ao longo da vida, atentando para a transformação do próprio Estado e da forma que ele organiza a educação. “ O sistema de educação que temos hoje é insuficiente, é uma educação funcional. Mudar esse paradigma é o grande desafio do nosso tempo. A educação deve passar a ser o centro da vida, algo que nos acompanhará a vida toda”, afirmou o presidente da FPA.


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 17/03/2014 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar