CURSO DE EXTENSÃO – FEMINISMOS, RESISTÊNCIA E LUTAS NO BRASIL DOS RETROCESSOS

Parceria ELAHP

De 14 de março a 16 de maio

Sábados, das 9 às 13h, na Sede Centro

Carga horária: 28 horas Incrições pelo site: www.elahp.com.br

Valor: R$ 70,00

Aulas avulsas: R$ 20,00

Ementa

Introduzir na discussão teórico-metodológica de diferentes linhas de pensamento e ação feministas, contextualizadas pelas práticas de mulheres feministas. Fundamentação teórica básica e aplicações práticas do Feminismo, com foco nos feminismos de terceira onda e contemporâneos, considerando a conjuntura de lutas feministas local, nacional e global. De que maneira os pensamentos feministas foram se construindo. Processos históricos e a disputa por uma construção anti-imperialista, anti-racista e anti-liberal do pensamento e ação feministas. Feminismo e a luta pelo socialismo.

Dentro da lógica dicotômica e hierárquica do pensamento hegemônico nos países imperialistas, aqueles que foram assinalados como “sul” – colonizado e “subdesenvolvido” – só existem em oposição ao “norte” -imperialista e “desenvolvido” -, que constantemente é o único legitimado como produtor de conhecimento. Essa lógica divisão hierárquica se estende também a outras construções sociais: classe, raça, gênero e sexualidade são alguns dos atravessamentos que influenciam as experiências das/os sujeitas/os em suas vivências.

Coordenação Geral dos Cursos ELAHP RJ – Elisa Guaraná de Castro e Lucas Ramos

Coordenação Pedagógica: Jaqueline Gomes e Roberta Calixto

Professoras: Elisa Guaraná, Jaqueline de Jesus, Luena Pereira, Moema Guedes, Roberta Calixto


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 02/02/2020 às 10:11 dentro da(s) categoria(s): Cursos, Destaque Escola do Professor, Escola do Professor.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar