Discurso Publicitário e Consumo de Fred Tavares

Postado: sexta-feira, 10 novembro , 2017

Ao abordar o caráter manipulatório do discurso publicitário, Frederico Augusto Tavares Junior convida-nos a uma reflexão lingüístico-ideológica sobre a relação causa/efeito na linguagem da propaganda. Para tanto, vale-se de arcabouço teórico adequado aos seus objetivos e revela-se competente analista de práticas discursivas, como a presente no anúncio analisado. Fred Tavares, assim conhecido no mundo acadêmico, combina com maestria conceitos de vários autores - de Aristóteles a Muniz Sodré, passando por Bakhtin, Baudrillard e Fairclough - para aplicá-los em uma leitura crítica dos signos verbais e não-verbais imbricados no texto focalizado. Aponta a manipulação como estratégia discursiva e nos alerta para o perigo da sedução. Que venham novas leituras!

André Valente, 
Doutor em Língua Portuguesa / Professor UERJ/FACHA

Onde encontrar ?

Editora E-papers
Endereço: Rua Mariz e Barros, 72 sala 202 - Praça da Bandeira CEP 20270-006
Telefones: (21) 2273-0138 e 2504-5618
Fax:(21) 2502-6612