O documentário “Utopia e Barbárie” estreou nos cinemas no dia 23 de abril e traz mais uma vez a vis?o do renomado diretor brasileiro, Sílvio Tendler, sobre a realidade. O filme trata dos eventos políticos e econômicos, que desde a metade do século XX elevaram ao risco e até ao desaparecimento dos sonhos de igualdade, de justiça e harmonia, em busca de entender as quest?es que mobilizam esses dias tumultuados: a utopia e a barbárie.

O longa foi rodado, ao todo, em 15 países (França, Itália, Espanha, Canadá, EUA, Cuba, Vietn?, Israel, Palestina, Argentina, Chile, México, Uruguai, Venezuela e Brasil) e narrou as principais passagens histórico-políticas da humanidade. Entre elas, est?o as bombas atômicas lançadas contra Hiroshima e Nagasaki, o Holocausto, o ano de 1968 no mundo a queda do Muro de Berlim e a explos?o do neoliberalismo.

Sílvio Tendler pesquisou o tema durante praticamente duas décadas. O diretor entrevistou diversas testemunhas oculares da história, além de filósofos, escritores, jornalistas, militantes políticos e mesmo vítimas desses episódios. Assim, foi possível traçar um perfil da humanidade no séculos XX e XXI. Entre os destaques, est?o os depoimentos do escritor Eduardo Galeano e o poeta Ferreira Gullar. Imperdível!


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 01/01/2010 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar