No dia 14 de julho, a Academia Brasileira de Letras (ABL) realizou a Conferência “O Pensamento do Sul”, com a presença do escritor, sociólogo, filósofo e historiador francês Edgar Morin. A abertura do evento, que teve entrada franca e foi transmitido pelo portal da Academia, teve a participação do presidente da ABL, Cícero Sandroni.

No tema “O Pensamento do Sul” foram abordados alguns tópicos, como os sete saberes da modernidade; o pensamento hoje do Sul para a verdadeira “planetarização”; e o mundo global sem hegemonias e para além das geopolíticas.

Inicialmente, Morin falou sobre o legado da Antiguidade que ainda é presente e ordena a sociedade pós-moderna, além de fazer uma crítica ao esquecimento dos ensinamentos renascentistas, que em sua problematização nos levou ao Humanismo, cuja essência nos trouxe a valorização de todos os homens. Partindo desse ponto, Edgar mostrou a ideia de “Pensamento do Sul”, que impregnada dessas heranças, sofre com a superioridade e o olhar preconceituoso do norte.

– As diferentes formas de viver o norte e o sul deve ser homogeneizada. A tecnologia e o progresso devem se mesclar com a solidariedade e a liberdade que ainda existem no sul – afirmou o filósofo.

Edgar Morin concluiu a sua fala com uma mensagem de esperança. Para o escritor, as nossas ações e decisões estão levando a Terra na direção de uma catástrofe e, apesar da história da humanidade ser feita de acontecimentos improváveis, devemos acreditar no triunfo desses fatos inesperados para salvar o futuro do caos. Segundo Edgar , são nos momentos de crise que nasce a esperança fundadora e da salvação humana. E também são nesses momentos que a capacidade de criação acorda. Outro ponto levantado pelo acadêmico foi o excesso praticado no planeta, podendo-nos levar a dois caminhos: a morte ou a metamorfose. E é justamente a busca da metamorfose que a humanidade deve procurar para salvar o futuro.

– Quando um sistema não consegue tratar de seus problemas vitais, a tendência é se desintegrar ou a metamorfose. Então, procuremos o caminho em direção à metamorfose! – finalizou.

Veja algumas fotos do evento aqui


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 01/01/2009 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar