Em 2024, nos encontraremos novamente na luta

Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento (Érico Veríssimo)

Professor/professora, vivemos em 2023 o primeiro ano de nossas vidas depois de um período em que o obscurantismo bateu nas nossas portas. Já neste ano, em 08 de janeiro, não só chegaram na nossa soleira, invadiram e destruíram salas do Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto e Congresso.

Foi a tentativa de um golpe anunciado e ensaiado durante quatro anos. Malograram, muitos dos depredadores estão presos, outros tantos escaparam.

O ano transcorreu impelido por mudanças que sopraram em consonância com a vontade do povo para a construção de moinhos de ventos, mas com o autoritarismo ainda tentando impor o retrocesso. Mesmo com o ar renovado com um governo democrático, eles continuam à espreita.

No campo da Educação, 2023 foi um ano em que ainda vivemos sob fogo cerrado (acesse pelo link abaixo texto do Sinpro-RS, reproduzido pela Contee, enumerando os inúmeros ataques à Educação neste 2023). No entanto, nossa categoria foi às ruas, mais uma vez, para defender direitos e conquistas, buscando recuperar o que nos foi tirado nos últimos anos e lutando para que não nos prejudiquem na nossa CCT – Convenção Coletiva de Trabalho.

Sim, o patronato vive de olho em nossas conquistas, quer aumentar seus ganhos às custas de nossas perdas. Tentou, neste ano que chega ao fim, e já sinalizou que vai perseguir este objetivo em 2024.

Sim, tivemos fôlego para começarmos a construir moinhos de ventos, mas aqueles que procuraram levantar barreiras contra nossos direitos e conquistas também estão na ativa e só a nossa mobilização é que vai fazer com que continuemos resistindo e evoluindo por uma sociedade justa, solidária.

Que em 2024 continuemos na Luta e Resistência em Defesa da Democracia. Estamos juntos, pela construção de um mundo melhor.

Sinpro-Rio – Em Defesa da Vida e da Educação.

Texto citado do Sinpro-RS reproduzido no site da Contee: https://contee.org.br/mais-um-ano-chega-ao-fim-com-a-educacao-sob-ataque-no-brasil/


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 28/12/2023 às 14:07 dentro da(s) categoria(s): Notícias, Primeira página.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar